Nesse período foram desenvolvidas as primeiras ferramentas (facas, machados, arpões, lanças, arcos, flechas, anzóis), embora não houvesse grande sofisticação na técnica de produção. Eles utilizavam as ferramentas no dia-a-dia por exemplo, para coletar frutas, raízes, construir pequenos abrigos ou matar algum animal.
Eram de figuras femininas de seios fartos e grande quadril, as características de uma mulher preparada para dar a luz ou de boa forma para dar a luz, as esculturas representava a fertilidade eminente, eram usadas em cultos relacionados a fertilidade e sexualidade.
Os homens do período Paleolítico eram basicamente caçadores e coletores, além de nômades, abrigavam-se em cavernas ou sob grandes rochas. ... Os desenhos e pinturas que se destacam nesse período são as incríveis imagens de bisões, cavalos e bois pintadas em paredes e tetos de escuras e quase inacessíveis cavernas.
A arte no período paleolítico é considerada a arte mais antiga da humanidade, majoritariamente desenvolvida pelos povos primitivos durante o paleolítico superior. ... Segundo pesquisas, o artista era considerado um “ser superior”, que possuía poderes mágicos, o qual fazia uma mediação entre a realidade e a arte divina.
A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada (Paleolítico Superior) é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.
Resposta. Geralmente é o Stonehenge, considerada a primeira obra arquitetônica.
A arte no período paleolítico é representada pelas pinturas e gravuras produzidas pelos homens primitivos durante a primeira fase da Pré-história. ... As primeiras manifestações artísticas desse período, denominadas de arte rupestre, foram encontradas através de escavações arqueológicas realizadas no início do século XX.
No caso do Paleolítico, destacam-se as pinturas rupestres, como as localizadas na Serra da Capivara, no estado do Piauí, e as estatuetas Vênus, encontradas em diferentes partes do mundo. No caso do Neolítico, destacam-se as construções megalíticas, como as de Stonehenge, na Inglaterra. |1| AGUIAR, Rodrigo Simas.
Resposta. Estas esculturas eram, em sua maioria, pequenas estátuas representando a figura feminina com ênfase para a fertilidade e sexualidade. As mulheres representadas nestas esculturas, geralmente, apresentam traços físicos (seios, barriga e quadril)exagerados.
Resposta. É uma estatueta em pedra, com formas bem avantajadas: os seios, quadris e ventre são enormes, imagens que simbolizam, acima de tudo, a fertilidade. Na verdade, estudos demonstram que essa estatueta simboliza a mulher-mãe, símbolo da fertilidade, da vida, do alimento.
As mulheres tinham seus pés enfaixados desde pequenas para que ficassem com aspectos de flor de lótus. Os pés de lótus eram eróticos aos homens. Quanto mais pequeno, mais era desejada a mulher.
No Neolítico, surgem as primeiras esculturas de metal. Por que as esculturas do paleolítico ficaram conhecidas como Vênus? (a) Era uma referência à deusa romana do amor e da beleza, uma vez que nessas esculturas, as partes próprias da fertilidade apareciam realçadas.
Pouco se sabe sobre a origem, método de criação e significado cultural. A Vénus não pretende ser um retrato realista, mas uma idealização da figura feminina. A vulva, seios e barriga são extremamente volumosos, de onde se infere que tenha uma relação forte com o conceito da fertilidade.
A Vênus de Willendorf é uma estatueta com 11 cm de altura representando estilisticamente uma mulher, descoberta em um sítio arqueológico situado perto de Willendorf, na Áustria, em 1908. Está esculpida em calcário e colorido com ocre vermelho, estima-se que tenha entre 22000 e 24000 anos.
A explicação mais lógica para elas era que essa arte foi produzida por caçadores e fazia parte de um ritual que os ajudaria na caçada, com isso o homem do paleolítico acreditava no sucesso da caçada e que mataria um animal verdadeiro desde que possuísse sua imagem pintada; para o artista, a figura de um animal não era ...
Resposta. Explicação: A arte tem como definição: uma maneira de se expressar. Eles faziam isso como uma maneira de retratar seu dia a dia, como por exemplo os desenhos que representavam as caçadas, como animais cercados por serem com lanças.
Resposta. Resposta: Eles pretendiam registrar suas atividades e realizar marcações que lhe seriam úteis na caça, na determinação de sua caverna, na contagem entre outras coisas.
A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. ... Encontrada geralmente nas paredes das cavernas e em pequenas esculturas, a arte rupestre tem grande importância na busca de informações sobre o cotidiano do homem pré-histórico.
A arte é uma das formas de representação da sociedade, pois assim é possível trazer as diferentes visões de mundo e cultura de determinado período de tempo.
A importância do artista na sociedade vai muito além do entretenimento. Seu papel é fundamental para o desenvolvimento intelectual, formação de opinião, inclusão social, educação e por fim, é a forma mais incrível de fazer com que as pessoas enxerguem o mundo com uma outra visão.