Então, em ambientes industriais considerados Áreas Classificadas, exige-se o uso de equipamentos certificados para trabalharem nesses locais. Essa certificação assegura que uma possível faísca gerada dentro do equipamento, não causará uma explosão.
A NR-10 define a obrigatoriedade da realização do Estudo de Classificação de Áreas, onde exista a possibilidade de formação de atmosfera potencialmente explosiva, pela estocagem ou manipulação de Substâncias inflamáveis ou combustíveis, conforme definido nos itens 10.
ZONA 1 ou 21 - local onde a ocorrência de mistura (gases/vapores ou poeira) inflamável/explosiva é provável de acontecer em condições normais e operação do equipamento de processo, sendo gerada normalmente por fonte de risco de grau primário.
MÁXIMA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE A ABNT NBR IEC 60079-0/2013 define: “Maior temperatura que é atingida em serviço sob as condições mais adversas (mas dentro de uma tolerância especificada) por qualquer parte ou superfície do equipamento elétrico”.
Um equipamento/aparelho Classe II ou de “isolamento dupla” é um dispositivo concebido para não necessitar do uso de um condutor de proteção (PE) ligado para a terra.
É a utilização de duas camadas de algum tipo de isolante elétrico, podendo ser do mesmo material ou de dois materiais diferentes (ex: fita isolante e fita de alta fusão) em uma parte viva, para garantir maior segurança.
Um equipamento/aparelho Classe II ou de "isolamento dupla" é um dispositivo concebido para não necessitar o uso de um condutor de proteção (PE) ligado para à terra.
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aterrar significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial da terra. Fazendo isso, em casos de uma fuga de corrente elétrica, a eletricidade tende a ir para o menor potencial, ou seja, a terra que tem o potencial próximo de zero.
Aterramento é a arte de se fazer uma conexão com toda a terra. A conexão terra é na realidade a interface entre o sistema de aterramento e toda a terra, e é por esta interface que é feito o contato elétrico entre ambos ("terra" e sistema de aterramento).