Verificado por especialistas As independências nos países africanos tiveram início após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com a reconstrução da Europa e tensões do momento, os países precisavam reconstruir-se e, portanto, não conseguiam gerenciar a administração de muitos dos outros territórios.
A relação entre o processo de descolonização da Ásia e da África se dá no período pós Segunda Guerra Mundial, onde algumas impérios europeus que tinham passado por muitas perdas e não conseguiram mais manter suas colônias nesses continentes.
A Partilha Afro-asiática foi um processo desigual, tendo a Inglaterra formado um verdadeiro Império Colonial, ao passo que, Alemanha e Itália (que se unificaram tardiamente) ficaram com um número menor de territórios, fato que é considerado uma das causas para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
O continente africano abriga duas sub-regiões claramente delimitadas: a África Setentrional (Norte), também chamada Saariana, e a Subsariana (Sul). O limite natural entre ambas é o deserto do Saara. Dentre os 53 países da África, 6 pertencem à África Setentrional.
por UN sub-região:
África Ocidental, África Centro-ocidental, África Centro-oriental e. África Meridional.