Quais as vantagens do Protocolo Manchester?
Esse protocolo foi desenvolvido na cidade de Manchester, Inglaterra, em 1994, por um grupo de profissionais especializados em triagem. ... Assim como as outras escalas de classificação de risco, o MTS© reconhece que um método de triagem deve fornecer ao profissional não um diagnóstico, mas sim uma prioridade clínica.
Entenda as cores Laranja – Muito urgente: espera de até 10 minutos; Amarelo – Urgente: espera de até 1 hora; Verde – Pouco urgente: espera de até 2 horas; Azul – Não urgente: espera de até 4 horas.
É caracterizada por três categorias essenciais sendo estas: “emergente (doença ou lesão de risco de vida ou com risco potencial que exige o tratamento imediato), imediato (lesão ou doença não-aguda sem risco de vida) e urgente (doença ou lesão secundária que necessita de tratamento em nível de primeiros socorros).
Tipos de classificação de risco
A classificação verde se refere a pessoas com idade acima dos 60 anos, pacientes escoltados, deficientes físicos, enxaqueca, dor moderada, abscessos, vômito e diarreia. Não urgente (até 360 minutos ou 6 horas, se aguardar na UPA ou PA): Cor azul.