Autoconceito: É a imagem ou idéia que o indivíduo faz de si mesmo. Autoimagem é uma descrição que a pessoa faz de si da forma como ela se vê. Autoestima é a qualidade, o valor que o indivíduo se dá daquilo que acredita ser.
Concepção pessoal que um indivíduo tem de si mesmo, da qual deriva a consciência de sua identidade, de seu papel social e de seu valor.
Como falamos no artigo anterior (O poder da Autoimagem), a Autoimagem é fruto de como veiculamos o que absorvemos das nossas vivências, nossas emoções, nossas frustrações e vitórias e também do que decidimos acatar como verdade daquilo que ouvimos a nosso próprio respeito. ...
Autoimagem é uma descrição que a pessoa faz de si, a forma como ela se vê, estando esta percepção também relacionada ao modo como os outros a percebem. Autoestima é uma avaliação que o sujeito faz de si, estando esta valoração relacionada também com o modo como os outros o avaliam.
Excesso de autocrítica: está sempre se criticando e focando (e maximizando) seus defeitos, dificilmente olha para suas qualidades. Pouca autoconfiança: não se sente muito confiante para atingir novos objetivos e metas em sua vida. Insegurança: geralmente a pessoa tem muita duvida e incertezas na tomada de decisão.
As nossas emoções se refletem a partir de como nos sentimos. Isso acontece porque antes de sermos racionais, somos seres emocionais, e querendo ou não, toda a imagem provoca uma reação emocional equivalente que pode ser positiva, negativa ou neutra. ...
Dicas para melhorar a autoimagem
Os medos e bloqueios decorrentes de uma Autoimagem negativa servem como algemas que impedem o desenvolvimento de uma Autoimagem positiva. Autoestima e Autoimagem negativas acabam tornando-se viciantes, formando um círculo nocivo de autoflagelo, autopunição e vitimização, solidificando o sentimento de inferioridade.
7 dicas para melhorar sua imagem pessoal
Quais as 5 mudanças para melhorar a imagem pessoal?
Podemos definir a imagem pessoal como a identidade que a pessoa constrói através da sua indumentária e do cuidado das suas características físicas para se apresentar na sociedade, como prolongação do seu papel na mesma, da sua maneira de ser, de se comportar, de viver e de todas as características da sua personalidade.
Pense na forma como as pessoas o veem agora. Antes de criar a nova imagem certa, pense um pouco na imagem que outras pessoas têm de você nesse momento. Reflita nas suas interações e em como normalmente tratam você. Identificar sua imagem atual é o primeiro passo para fazer uma mudança gradual.
Veja algumas dicas de como fazer isso:
A imagem que você transmite no ambiente de trabalho diz muito sobre você. Por isso é importante que investir em ter uma boa relação com os colegas e até mesmo investir em uma aparência agradável, pois este é um fator importante para que as pessoas da empresa possam ter maior empatia e confiança em você.
Dicas para fazer um bom marketing pessoal
A imagem é um importante recurso do profissional. Há uma identidade que vai sendo construída pelas ações, postura e atitudes. São vistas e percebidas pelas pessoas a sua volta no contexto do trabalho e com as demais que você interage.
A imagem tem relação com comportamento, sua postura perante as pessoas e situações, a forma que e veste para cada ocasião, tudo que pode comunicar algo faz parte da sua imagem, assim como a coerência e integridade do seu nome. Ou seja, a imagem pessoal é o que as pessoas percebem de você, antes de te conhecerem!
Uma boa aparência é capaz de transmitir confiança, responsabilidade e competência para administrar às atividades relacionadas à função almejada. ... A boa aparência tem relação com o cuidado que você adota com sua imagem, seja cabelo, roupa, saúde bucal e outras características.
Existem peças de roupas que transmitem autoridade, solidez, força, segurança, confiabilidade, conforme esses elementos de design. Existem pessoas que naturalmente possuem e comunicam essas características de personalidade, mas há aqueles que ou não têm essas características ou possuem, mas não conseguem expressá-las.
O modo de se vestir faz parte da expressão pessoal de uma pessoa e revela sua personalidade, bem como estado de espírito, atitude, senso estético, intenções, além de comunicar cultura e hábitos de consumo.
“Vale a pena prestar atenção ao tom de voz, organização da mesa, maneira de andar e forma de falar com amigos. Tudo deve ser o mais discreto possível”, diz a consultora. Dicas para as mulheres – O bom senso é sempre o caminho ideal para quem tem dúvidas na hora de vestir, principalmente no ambiente profissional.
A personalidade de cor verde é pratica, ligada à terra e cultiva um grande amor pela natureza. ... Ter a cor preta como referência significa que prestígio e poder são importantes para você. Você é independente, de temperamento forte e gosta de estar no controle de si mesmo e das situações.
Cores quentes Algumas cores mais chamativas, como vermelho, laranja ou amarelo, estão relacionadas a sensações mais excitantes, com paixão, energia e alegria. Pela mesma razão, uma pessoa que gosta de usar essas cores no seu dia-a-dia certamente terá um tipo de personalidade mais extrovertido, agitado e alegre.