Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
Quando colocados em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo. polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água.
Os fosfolipídios se ordenam em bicamadas, formando vesículas. Estas estruturas são importantes para conter substâncias hidrossolúveis em um sistema aquoso – como no caso das membranas celulares ou vesículas sinápticas. Mais de 40% das membranas das células do fígado, por exemplo, é composto por fosfolipídios.
Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídios apresentarem uma natureza. A) polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água.
As membranas biológicas possuem algumas estruturas em comum, como a dupla camada fosfolipídica que atua impedindo a entrada de moléculas polares e íons. ... Existem diversos lipídios que podem fazer parte desta estrutura de membrana.
os fosfolipideos podem ser encontrados o redor da membrana plasmatica, servido como componente dela tambem.
Fosfolipídios. Os fosfolipídios são um dos exemplos de lipídios que contém em sua estrutura mais do que apenas carbono, hidrogênio e oxigênio. O fosfolipídio é o principal componente da membrana plasmática celular e possui um íon de fósforo ligado em uma extremidade, chamada de cabeça.
A membrana plasmática é formada, principalmente, por lipídios e proteínas. Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular.