Macrociclo: O macrociclo é um plano de periodização que organiza o treino a longo prazo, podendo ser anual, bianual ou olímpico, com a duração de 4 anos. Mesociclo: É o conjunto de microciclos, ou seja, o agrupamento de treinos menores. Cada mesociclo pode ter de 1 a 12 microciclos.
Criando um Macrociclo Acesse o menu Planilha> Planilha, selecione o aluno para criação do macrociclo e em seguida clique no botão 'Editar Ciclos de Treinamento' destacado abaixo. Na tela de Ciclos de Treinamento, clique no botão 'Novo Macro'. Informe o nome do macro, observação e a data início.
Ou seja, o técnico estabelece que um mesociclo pode ser o conjunto de 2 a 6 microciclos. A duração de cada mesociclo depende da agenda do atleta. Portanto esta agenda deve ser estabelecida no momento de planejar o macrociclo.
Confira o passo-a-passo para montar uma periodização de treino em um software
Assim, o treino para obedecer ao ciclo da forma deve ser dividido em três períodos: preparação, competição e transição, que correspondem às três fases da forma, respectivamente, aquisição, manutenção e perda temporária (SILVA, 1997).
Conforme já explicado em outras publicações, a periodização é uma forma sistemática de organizar a temporada de treinamento de um indivíduo. Periodização é oferecer dentro de um sistema de organização, estímulos diferentes em microciclos e mesociclos. ...
A periodização é a organização do treinamento em um calendário com variações nos estímulos ao corpo com o objetivo de evitar que a adaptação natural do organismo humano impeça o desenvolvimento na musculação e em outras práticas físicas.
A periodização nos treinos, portanto, garante que o corpo receba estímulos diferentes, em períodos predefinidos, a fim de alcançar objetivos específicos. Além disso, a prática é capaz de evitar lesões e até o overtraining (esgotamento por excesso de atividades).
O principal ponto benéfico da periodização é a capacidade do corpo realizar e suportar bem grandes esforços, evitando a ocorrência de lesões. A periodização também evita a fadiga, tão comum em pessoas que exercitam repetidas vezes a mesma parte do corpo.
A periodização do treinamento também envolve a manipulação das variáveis do treinamento como;
verbo transitivo direto Dividir em intervalos regulares de tempo; tornar periódico, recorrente, regular: periodizar os treinamentos de musculação. Expor em segmentos bem definidos de tempo; narrar por períodos: o livro periodiza a história cubana em três etapas. Etimologia (origem da palavra periodizar).
A periodização ondulatória flexível permite que o corpo não se adapte a um mesmo estímulo. Mantém-se a intensidade necessária dentro dos padrões aceitáveis pelo corpo no dia em que o treino está sendo executado, promovendo, consequentemente, o estímulo necessário para o melhor desempenho muscular.
A periodização linear segue a tendência de diminuir o volume e aumentar a intensidade ao longo do período de treino, e a periodização ondulatória varia o volume e a intensidade de treinamento, elevando os ganhos de condicionamento em longos períodos de treino, isto é, a intensidade e o volume são variados pela ...
A periodização linear representa um dos padrões mais tradicionais de cargas utilizadas no treinamento. Consiste em aumento gradual da intensidade e diminuição do volume, essas mudanças ocorrem em ciclos de 1 a 4 semanas, aproximadamente.
Nesta semana, vamos falar de um método de periodização da musculação chamado de ondulatória, que propõe uma mudança frequente, não linear e eficiente nos treinos com foco na hipertrofia. ... Esse tipo de treino recruta as fibras responsáveis pela força, potência e hipertrofia, ao mesmo tempo que as de resistência aeróbica.
Para realizar a técnica de isometria funcional no final de cada série, durante a fase concêntrica da última repetição o praticante realiza uma contração isométrica sustendo-a por cerca de 5 a 7 segundos.
O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses. O macrociclo é dividido em blocos de mesociclos (com a duração de 1 a 2 meses).
Segundo Rhea (2003), a periodização linear reversa é uma variação da linear como o nome sugere a mudança na intensidade e no volume é inversa então assim a um aumento no volume e uma redução gradual na intensidade a cada ciclo como na periodização linear a linear reversa a intensidade e o volume do treinamento são ...
A periodização flexível é uma forma de organização baseada no momento do aluno-praticante. Há um planejamento prévio do que precisa ser trabalhado e dentro da forma como o aluno se comporta e apresenta-se nos dias de treino, trabalhamos de uma forma mais adequada. ... No final, o treino não terá os efeitos esperados.
Periodização abrange dividir seus treinamentos em períodos de 4 meses a 1 ano, com ciclos de construção da performance, em cada um destes ciclos você vai focar na melhora da força, hipertrofia, definição muscular ou transição para que ocorra o repouso ativo.
A periodização de treinamento clássica (TC), também conhecida como linear ou periodização tradicional de força/potência, caracteriza-se por iniciar com alto volume e baixa intensidade, progredindo para alta intensidade e baixo volume (FLECK, 2011).
Claramente o critério utilizado nessa forma de periodização foi a visão eurocêntrica de mundo na História Tradicional realizada no Mundo Ocidental. de modo que considera eventos principalmente ocorridos no continente Europeu como fundamentais na transição dos períodos, tal como antiguidade clássica, idade média, etc.
O período preparatório é relativo a aquisição da forma esportiva. O período competitivo é relativo a manutenção da forma esportiva. O período transitório é responsável pela perda temporal da forma esportiva.
Por exemplo, a vantagem do microciclo é a facilidade de um treino mais suave, com cargas leves utilizadas por pouco tempo, porém a desvantagem é que não trará tanto resultado para quem necessita de mais força.
Os Microciclos são as menores unidades do processo de periodização. São caracterizadas pelas sessões de treinamento e podem ser variáveis em período de acordo com a quantidade de sessões totais, normalmente totalizando entre 1 a 4 semanas de treinamento, variando de acordo com a capacidade a ser trabalhada.
Visando proporcionar um condicionamento da aptidão do individuo que permita-o alcançar "performances máximas" em etapas mais avançadas do treinamento; na fase básica trabalha-se com maior volume e menor intensidade, visando desenvolver a resistência aeróbia, a resistência muscular localizada, a resistência da força ...
Independente da ordem dos exercícios, intervalos de descanso maiores parecem influenciar no desempenho durante o treinamento de musculação. Um trabalho utilizado na revisão comparou intervalos de 1 e 3 minutos e o grupo que descansou mais teve um melhor rendimento.
Basta seguir estas regras básicas: Músculos grandes deverão ser treinados antes de músculos pequenos. Exemplos: peito antes de ombro e tríceps, costas antes de bíceps e antebraços, ombros antes de braços, etc… Exercícios compostos deverão ser feitos antes de isoladores.
Ao fazer um exercício físico, o praticante deve obedecer a sequência: aquecimento, alongamento e exercício. O aquecimento é fundamental porque prepara o corpo para àquela atividade. Por meio dele, o atleta começa a trabalhar a sua respiração, elevação da temperatura, e pressão arterial.