Mesmo que admita a influência do meio sobre o homem, a escola possibilista afirma que o homem, como ser racional, é um elemento activo e, portanto, tem condições de modificar o meio natural e adaptá-lo segundo suas necessidades. ...
O determinismo enquanto corrente filosófica afirma que existe uma cadeia de relações causais (de causa e efeito) que determinam padrões de construção do mundo, interferindo inclusive nas ações e na vida das pessoas.
Debates acerca do determinismo existem desde a Grécia Antiga, podemos encontrar em fragmentos de filósofos estoicos, e mesmo anteriores, discussões acerca dos efeitos de se aceitar o determinismo, especialmente quando aplicado às ações humanas. ... O determinismo em sentido estrito implica em apenas um futuro possível.
princípio segundo o qual tudo no universo, ate mesmo a vontade humana, esta submetido a leis necessárias e imútaveis, de tal forma que o comportamento humano esta totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva.
Os principais autores do determinismo foram:
Assim temos que o determinismo se baseia que todos nascemos com uma história escrita e é impossível mudar essa sina, porém se o individuo tem, o livre arbítrio ele escolhe e essas escolhas levam o mesmo a infinitas possibilidades que vencem essa pre determinação.
Esse pensamento trata-se de imaginar que o ser humano já está de acordo com tudo o que vai acontecer em sua vida. ... Um aspecto negativo desse pensamento é que para os deterministas, não existe liberdade ou livre arbítrio.
A partir da pesquisa realizada, responda em que situação as concepções se completam e em que situação elas são contrárias. como o meu caiu B eu coloquei assim: 1. libertarianismo é a posição que defende a liberdade como valor fundamental e o "direito a liberdade" como princípio.
Existem três tipos de liberdade :
Para os críticos do determinismo, homem e natureza não são regidos pelas mesmas leis imutáveis. ... Os defensores do determinismo, por sua vez, argumentam que a ideia de livre arbítrio é rasa e desconsidera o co-determinismo que diz ser possível a interação entre diferentes efeitos criando novas causas.
O libertarismo (do latim: libertas, que significa "liberdade"), algumas vezes traduzido do inglês como libertarianismo, é uma filosofia política e movimento que defende a liberdade como um princípio central. ... Diferentes categorizações têm sido usadas para distinguir várias formas de libertarianismo.
A posição do libertarismo é aquela que entende a liberdade como a possibilidade do indivíduo de decidir e agir conforme sua própria vontade. Ser livre é, pois, o mesmo que agir voluntariamente, sendo esta vontade determinada pelo próprio agente exclusivamente.
O socialismo libertário (por vezes chamado de anarquismo social, e algumas vezes, corretamente, libertarismo de esquerda) é um grupo de filosofias políticas que rejeitam a noção do socialismo como controle centralizado e propõe uma sociedade livre de hierarquias coercitivas.