O colapso demográfico, a instabilidade política e as revoltas religiosas estão na origem das crises que provocaram alterações profundas em todas as áreas da sociedade. Com essa crise iniciou-se também a decadência das universidades e escolas medievais e, por conseguinte, o progresso científico que estava florescendo.
No inicio do século XIV, a Europa foi assolada por intensas chuvas (1315 a 1317) que arrasaram os campos e as colheitas. Como consequência, a fome voltou a perturbar os camponeses, favorecendo o alastramento de epidemias e trazendo a mortalidade da população. ... A peste negra amedrontou a Europa e abalou a economia.
Baixa Idade Média - Crise do Século XIV - Grande Fome Verá que entre os fatores desse evento estão o aumento da população, a crise climática, a queda na produção e o preço dos alimentos. Entre as suas principais consequências estão o canibalismo, saques, infanticídio e, por fim, milhões de mortos.
Estoques de grãos para emergências de longo prazo eram limitadas apenas para nobres e lordes. Mesmo diante às pressões populacionais, ainda assim colheitas acima da média demonstravam que alguns passariam fome. Pessoas começaram a colher raízes comestíveis, plantas e castanhas, entre outros alimentos, nas florestas.
Resposta. Foi um período de extrema pobreza e miséria na Europa, causada principalmente por um momento de más colheitas e baixa fertilidade do solo. Com a fome, então, a população ficou desnutrida e sujeita à doenças diversas, sendo a mais grave a Peste Negra.