Dicas de prevenção às drogas
Quais são as ações preventivas possíveis para o uso indevido de drogas? As ações preventivas são intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações.
A psicóloga Rosely Sayão nos fala que, tempos atrás, a família era o principal motivo de os jovens procurar as drogas: culpavam-se "as dificuldades no relacionamento familiar, a falta de diálogo, os vínculos desfeitos, o autoritarismo educacional, as perdas precoces e toda uma gama de causas familiares que poderiam ...
Procure um lugar calmo para conversar O primeiro passo para ajudar um dependente químico é estabelecer uma relação de proximidade, confiança e segurança. Para isso, procure um momento a sós para conversar e oferecer todo apoio e ajuda que ele precisa.
Diferentes pessoas usam diferentes drogas por diferentes razões. Pode experimentar drogas por curiosidade, porque os seus amigos também o fazem ou para fugir ao tédio ou a preocupações. Pode tomar certas drogas para alterar o seu estado de espírito. Pode julgar ser divertido ou é algo que está na moda.
A manifestação mais grave da síndrome de abstinência é o delirium tremens, que ocorre 48 a 96 horas após a última ingesta de álcool e dura 3 dias, mas pode persistir até 14 dias.
A crise de abstinência dura em média 1 mês, variando de acordo com cada pessoa e com a quantidade de cigarros que fumava, e é a pior fase do processo de parar de fumar. No entanto, após 2 ou 3 meses já é possível conviver melhor sem o cigarro e sem as crises de abstinência.
Dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e alteração do sono são alguns dos sintomas da abstinência do cigarro. Esse conjunto de reações desconfortáveis, que podem incluir o aumento do apetite, tristeza e até depressão, é chamado de síndrome de abstinência da nicotina.