As resinas acrílicas sofrem essa reação, que se dá através das fases de indução (ativação e iniciação), propagação e terminação. Mesmo que o ativador da reação seja físico ou químico, tal reação de polimerização na resina acrílica é sempre exotérmica.
Existem cinco tipos de resinas acrílicas segundo a norma ISO 1567: polímeros termopolimerizáveis, autopolimerizáveis, termoativados, fotoativados e ativados por energia de micro-ondas (BANTING, 2001).
O que é a Resina Acrílica Autopolimerizável? A Resina Classico é uma Resina Acrílica Ativada Quimicamente. No processo de polimerização por adição não há alteração de composição, a cadeia de resina é formada pela união de monômeros até formar polímeros, e não há liberação de subprodutos.
Estas fases são comuns ao material termoativado e ao quimicamente ativado, com a única diferença de que, neste último, a polimerização ocorre concomitantemente com a dissolução do polímero. partículas de pó ficam preenchidos pelo líquido e o conjunto adquire uma cor mais translúcida.
Polimerização química As resinas acrílicas quimicamente ativadas, também conhecidas por resinas de polimerização a frio, resinas autopolimerizáveis ou resinas de autocura não necessi- tam de energia térmica para reação de polimerização e, portanto, podem ser polimerizadas à temperatura ambi- ente6.
A RAAT é um polímero de metacrilato de metila cujo iniciador da reação de polimerização é o peró- xido de benzoíla. Para que o iniciador seja ativado é necessária a indução de calor.
Para ser trabalhada a resina precisa de um molde ou ela ficará desnivelada. Use o molde apropriado para cada tipo de resina, geralmente se usa moldes de plástico ou silicone. Neste caso, com a necessidade de um molde, faça com que ela seque dentro e ganhe o formato desejado.
Você pode comprar tintas de resina on-line ou em praticamente qualquer loja de artesanato.
Resina Automotiva Cria Película de proteção criando efeito teflon. Após Lavar o carro com Shampoo automotivo e remover toda as impurezas da superfície da pintura você irá secar o recipiente e aplicar borrifando sobre a parte que deseja e remover o excesso com pano seco e de preferencia micro fibra.
Em regra, se usa duas partes do adesivo para uma parte do endurecedor. Mas isso depende de casa marca. Não ache que enchendo duas medidas de adesivo e uma de endurecedor vai estar tudo certo. A mistura deve ser precisa.
A aplicação de Resina na Madeira pode gerar bolhas que devem ser retiradas com o uso de um soprador térmico. Após todo o processo, deixe a resina curar por pelo menos 24 hora. Retire a peça do molde e faça o acabamento.
O ideal é que sejam aplicados, ao menos, 3 demãos do produto para que fique com bom acabamento. A Resina Multiuso seca ao toque cerca de 30 minutos após a aplicação, porém, recomenda-se uma pausa de 4 horas para a aplicação de cada demão.
Uma resina epóxi ou poliepóxido é um polímero termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou "endurecedor". As resinas epóxi mais frequentes são produtos de uma reação entre epicloridrina e bisfenol-a.
As marcas que mais se destacam hoje são: Redelease, SILAEX Química, Hazzim, Ohana e Resiqualy. Nós recomendamos que você compre resina epóxi da Redelease. Antes de comprar, pesquise por recomendações e comentários de quem já comprou.