A recomendação é tirá-lo pelo menos um dia antes de ir à manicure para que a unha “respire” já que os poros precisam estar sempre arejados. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o esmalte escuro não fortalece as unhas; apenas penetra mais e causa essa falsa sensação.
Para quem ficou na dúvida se usa o esmalte por tempo demais ou de menos, Juliana Cahali dá a receita precisa dos dias que o produto deve ficar sobre a unha: "o ideal é deixar por cinco dias e depois tirar - permitindo que o local respire por dois dias", indica a dermatologista.
Espere o esmalte secar bem antes de dormir A primeira dica para evitar que o esmalte fique amassado durante o sono é esperar até que ele esteja bem seco. Mesmo que você esteja cansada, vale a pena aguardar um tempo pois as chances das unhas acordarem amassadas diminuem bastante.
Água gelada é truque para ajudar o esmalte a secar rápido O ideal é mergulhar as mãos em bacias com água fria. Vale colocar algumas pedras de gelo para garantir que a temperatura do recipiente ficará bem gelada. Deixe as unhas de "molho" por cerca de três minutos e pronto: seu esmalte sairá praticamente seco!
Sabe-se que esmaltar as unhas antes de dormir pode ser um risco para a beleza das pontinhas dos dedos, visto que é possível que elas acordem amassadas, borradas e arranhadas. No entanto, de acordo com os experts é possível, sim, colorir as unhas durante a noite, basta aderir a alguns cuidados especiais.
A água quente é o inimigo do esmalte, pois faz com que a tinta se solte das unhas e lasque. Para que a manicure dure mais tempo, o ideal é diminuir as temperaturas e esperar no mínimo seis horas após a esmaltação para tomar banho ou lavar a louça (sempre com luvas, claro).
14 dicas simples para evitar que o esmalte das unhas descasque
Unhas oleosas tendem a soltar o esmalte com facilidade. Neste caso, além de polir a superfície da unha antes de passar a base protetora, é importante passar algodão com álcool ou removedor de esmalte antes de esmaltar, pois ele retira a oleosidade natural e os resíduos de amolecedor de cutícula que ficaram.
Para quem não possui um bom equilíbrio e tem medo de borrar a unha, a solução é esperar que o esmalte seque totalmente e usar um pedaço de algodão com removedor envolto no pau de laranjeira e pressioná-lo em movimentos suaves na borda da unha, até que a pontinha fique em evidência.
A fixação entre uma camada e outra é muito maior quando a anterior já esteja seca. Se você não faz isso, vai criando um “bloco” de esmalte que vai ter bolinhas e, claro, lascar muito rapidamente porque ele não vai conseguir secar por completo.
10 dicas para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais tempo