Principais características do movimento No campo da poesia, a Geração de 45 nega a liberdade formal, as ironias, as sátiras e outras características modernistas, buscando uma poesia mais equilibrada e séria (como a de João Cabral e Melo Neto).
Resposta. Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antônio de Alcântara Machado, Cassiano Ricardo, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida. Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector.
Na segunda Geração do Modernismo apresentou à Literatura nomes como Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Murilo Mendes e Cecília Meireles.
Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são: ... Busca pela linguagem brasileira. Nacionalismo. Ironia, humor e paródia.
As características das obras de Cecília Meireles Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.
Dessa maneira, a poesia de 30 apresenta grande abrangência de temáticas: social, histórica, cultural, filosófica, religiosa, cotidiana. Uma das características mais importantes dessa fase foi a liberdade formal. Os poetas escreviam com versos livres (sem métrica) e versos brancos (sem rima).
São características do Segundo Tempo da Poesia Modernista (anos 30): I) Liberdade temática, o verso livre.
a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional. Correto. Essa é uma das características da poesia na segunda geração modernista (1930 - 1945).
A prosa de 30 na segunda fase do modernismo. ... Preocupados com os problemas sociais, a prosa dessa fase se aproximou da linguagem coloquial e regional. Assim, ela mostrou a realidade de diversos locais do país, ora no campo, ora na cidade.
Resumo da primeira geração modernista A Semana de Arte Moderna de 1922 foi, sem dúvida, o marco inicial da estética moderna no Brasil. Esse evento, ocorrido em São Paulo no Teatro Municipal durante os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922, representou uma ruptura com os padrões artísticos tradicionais.