A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini.
Além de Ouro Preto, os traços barrocos também são encontrados em esculturas na Igreja e Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.
A influência da Igreja Católica é tamanha no estilo barroco, que a escultura é considerada a forma de arte cristã mais difundida pelo movimento. Por meio dessas obras, os escultures pretendiam reforçar a crença dos católicos. ... Desse modo, a escultura barroca consegue inaugurar uma linguagem única na maneira de esculpir.
Resposta. Resposta: Suas características são: o predomino das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas.
Esboce a escultura com o cinzel de alvenaria, batendo o topo dele com um forte golpe com o martelo. Incline-o para a borda da pedra que você deseja remover. Use os cinzéis para cortar linhas paralelas de 3 cm de distância, evitando ir muito fundo na pedra.
Começando com um grande bloco de mármore, ele usa cinzéis adequados para obter a forma medindo o busto de argila com réguas e compassos. Uma vez que ele "desbastou" a maior parte do mármore e chega à forma básica da escultura, ele passa a usar grosas para suavizar as arestas.
Esfregue a pedra com uma lixa de grão áspero. O grão 50 é o papel mais áspero dentre todas as lixas, sendo excelente para moldar a pedra. Use-a para eliminar todas as saliências ou marcas que você quer suavizar. Caso esteja feliz com a forma geral da pedra, lixe-a com o papel grão 50 para suavizá-la de forma homogênea.
Para fazer a pedra lisa, basta repetir o processo anterior: deposite carvão (ou qualquer outro combustível) no forno e a pedra comum que você criou no passo 2. O resultado dessa vez será a pedra lisa.
Use a lixa de grão 50. No início do lixamento, use a lixa mais suave, a 50, e passe-a suavemente sobre a superfície do cristal. Deixe toda a superfície do cristal consistente. Não é legal deixar algumas partes do cristal menos lixadas que outras.
SAL GROSSO À SECO Em um recipiente, faça uma camada de sal grosso e coloque os cristais por cima. Deixe por duas horas ou pelo tempo que achar necessário. Pode limpar qualquer pedra.
Como Lixar e Polir a Resina Epóxi Para Ela Ficar Brilhante!...Lixamento mecanizado
Coloque o cristal no torno de forma que a área que deseja cortar esteja acessível no lado mais próximo a você (se possível) e com o couro entre o metal do torno e a pedra. Esta deve estar firmemente segura, mas não tão apertada a ponto de se quebrar.
Resina: Material menos poroso que o granito, deve ser limpo apenas com detergente neutro e água. Porém, se estiver sujo há bastante tempo pode se usar saponáceo cremoso ou líquido. Esfregue esse produto com a parte áspera da esponja e depois enxágue.
Como polir a resina epóxi manualmente – passo a passo
Plástico e resina – Limpe com água e sabão neutro, usando um pano ou uma esponja macia. Nunca passe produtos químicos ou abrasivos, pois eles riscam o material. Prata, cobre e bronze – Limpe com produtos especiais chamados de “polidores de metais”, que podem ser encontrados sob a forma líquida ou em pasta.
Borrife álcool no tanque e limpe. Com uma garrafinha de spray, borrife álcool isopropílico na bandeja. O álcool isopropílico pode ser comprado pela internet ou em qualquer supermercado ou farmácia. Basta borrifar um pouquinho no interior do tanque e limpar a resina grudada com papel-toalha.