QFD das Quatro Fases Definia uma sequência rígida de desdobramento da qualidade: planejamento do produto (características de qualidade com qualidade projetada com requisitos do produto); componentes, planejamento do processo e planejamento da produção.
O processo QFD é realizado através de matrizes que desdobram as necessidades dos clientes e os requisitos técnicos relacionados a ela. ... É considerado no processo a “voz do cliente”, pois identifica “o que” o cliente deseja e “como” e “quanto” isso será realizado ou melhorado no processo ao menor custo possível.
Passo a passo para a construção da Casa da Qualidade (QFD)
O que é QFD ou Desdobramento da Função Qualidade? O QFD é um método para organizar o conhecimento a fim de ajudar a planejar e priorizar esforços de melhoria. O método é baseado na crença de que produtos e serviços devem ser desenhados de modo a refletir as necessidades e desejos do cliente.
Esse modelo visa à administração simples e racional dos custos envolvidos no processo produtivo, eliminando tudo aquilo que não agrega valor ao produto final nem contribui para a melhoria da satisfação do cliente. ...
O departamento de qualidade é o responsável do produto final que recebe o cliente. Deve verificar que os produtos seguem os parâmetros de qualidade previamente estabelecidos. Portanto, assegura o correto funcionamento de todos os processos.
O profissional que entende a fundo o que é Gestão da Qualidade é especializado em aplicar processos de melhoria e eficiência em linhas de produção. Alguém formado nessa área pode atuar em diferentes departamentos de uma organização, seja ela no setor de serviços, indústria, saúde etc.
A gestão de qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, os processos, os produtos e o próprio ambiente de trabalho. ... Essa certificação representa o caminho mais indicado para que as empresas ajustem suas ações e processos.
A produtividade só é obtida, se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações, e, assim, a qualidade com produtividade gera competitividade. ... Sem qualidade, o cliente fica insatisfeito e não compra mais; sem produtividade, os custos ficam elevados e a empresa não terá competitividade.
O Analista de Controle de Qualidade é o profissional responsável por assegurar a qualidade dos produtos da empresa e a satisfação das necessidades dos clientes. Um Analista de Controle de Qualidade realiza o procedimento de análises microbiológicas, compreendendo aplicação dos testes, análise e registro dos resultados.
As normas são ferramentas importantes para a inovação e o aumento da produtividade. ... Estas normas, certificam produtos e serviços em várias organizações no mundo todo. Essa normalização está baseada em um documento, que estabelecem requisitos para a implantação e gestão de um Sistema de Gestão da Qualidade.
Certificação é um processo no qual uma entidade independente (3ª parte) avalia se determinado produto atende às normas técnicas. ... Tecnicamente, garante a conformidade, qualidade e segurança, elevando o nível de produtos e serviços, reduzindo perdas e melhorando a gestão do processo produtivo.
ISO refere-se a “International Organization for Standardization”, traduzido no Brasil como Organização Internacional de Normatização. ... A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo procedimento no Brasil. A certificação oferece garantia e legitimidade à corporação segundo padrões internacionais.
Existem alguns tipos de certificação, dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade: acreditação, certificação compulsória, voluntária e fornecedores.