O desenvolvimento industrial brasileiro se deu lentamente e somente aconteceu após o rompimento de obstáculos e de medidas políticas, como nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek, que foram imprescindíveis para que as indústrias se proliferassem no Brasil.
Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”.
A contribuição realizada por Getúlio Vargas na industrialização foi conseguir tecnologia e financiamento dos Estados Unidos para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no Rio de Janeiro. ... O lado negativo da industrialização foi o aumento do nível de poluição do ar criado pelas indústrias.
Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.
JK – Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gasolina brasileira. Que mais quer? Jeca – Uma prato de feijão brasileiro, seu doutó! evidenciar que o incremento da malha viária diminuiu as desigualdades regionais do país.
Resposta. O plano de metas foi um importante programa de industrialização e modernização criado por Juscelino Kubitschek com o lema cinquenta anos em cinco. Ele dizia que iria evoluir o Brasil cerca de cinquenta anos durante seus 5 anos de governo. ... De início o Brasil evolui 80%.
O Plano de Metas alterou completamente a estrutura industrial e produtiva do país, consolidando a industrialização pesada. Além do rápido crescimento econômico, a infraestrutura e a construção de Brasília levaram o país a um novo patamar no mundo.
O Plano de Metas definia os principais objetivos a serem alcançados, priorizando cinco setores: energia, transporte (que receberam perto de 70% da dotação orçamentária original do plano), indústria, educação e alimentação.
Consequências do plano de metas Os planos de desenvolvimento do governo JK foram quase todos alcançados: indústria naval, automobilística e construção civil (com a construção de Brasília). Porém, o custo social foi elevado: inflação, queda no valor salarial, elevação do custo de vida e da dívida externa.
608) Pode ser considerada uma consequência do plano de metas: a.O Estado permitiu a participação do capital estrangeiro em setores como o de petróleo, dos transportes e da produção de aço. ... c.A relação do governo com o capital nacional foi marcada pela convergência total de interesses.
Esse ideal desenvolvimentista foi consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, que se tornou conhecido como Programa ou Plano de Metas.
O plano de metas visava acelerar o crescimento econômico do pais através da industria, da produção de aço, alumínio, cimento, álcalis e outros metais. inicialmente o Brasil atingiu 80% de crescimento na economia.
O I Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado I PND (1972 - 1974), foi um plano econômico brasileiro. Foi instituído durante a ditadura militar, iniciada em 1964, pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO (PND)
Uma das diretrizes propostas pelo PND era a redução da dependência do petróleo árabe, através do investimento em pesquisa, prospecção, exploração e refinamento de petróleo dentro do Brasil, e o investimento em fontes alternativas de energia, como o álcool e a energia nuclear.