Além do cansaço, do estresse e da ansiedade, a oftalmologista esclarece que o tremor pode estar associado a fatores como a falta de sais minerais, principalmente de potássio, magnésio e cálcio; à ingestão excessiva de álcool ou cafeína (café, chás, refrigerantes); às doenças da córnea e superfície ocular (por exemplo, ...
Quando o tremor tem como causa o olho seco, é indicado o uso de colírios lubrificantes e descansos periódicos durante leitura prolongada ou uso contínuo de computador. Já para pacientes com blefaroespasmo é recomendada a aplicação de toxina botulínica, que deve ser feita em locais específicos das pálpebras.
O tremor da pálpebra do olho é uma condição muito comum que normalmente acontece devido ao cansaço dos músculos da pálpebra, sendo, por isso, muito semelhante ao que acontece em uma cãimbra em outro músculo do corpo, por exemplo.
ÓCULOS OU LENTES DE CONTATO – Miopia, hipermetropia e astigmatismo são erros de refração e as causas mais comuns da visão embaçada. Eles acontecem quando a curva do olho fica no caminho da luz focando diretamente na retina – que processa os raios de luz em sinais que o cérebro consegue ler.
Hipoglicemia provoca tontura, visão embaçada e se resolve com açúcar. Hipoglicemia pode causar tontura, fraqueza, coração acelerando e a visão embaçada, muitas vezes, pode significar queda de pressão. Por isso, algumas pessoas logo recorrem ao sal para aliviar a crise, mas logo percebem que não adianta.
O principal papel do hormônio insulina é transportar esse açúcar para dentro das células e lá ocorrer à transformação dele em ATP (energia), sendo assim esta deficiência ou não produção da insulina, faz com que o açúcar permaneça no sangue, ocasionando o cansaço físico, relativamente à sensação de está sempre com sono.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
A retinopatia diabética geralmente afeta ambos os olhos e se não diagnosticada e tratada precocemente pode levar a cegueira irreversível. No entanto, o aparecimento ou progressão da doença pode ser prevenido pelo controle adequado dos níveis de glicose no sangue.
O melhor tratamento para a retinopatia diabética é o controle das taxas de glicose no sangue, o que reduz significativamente o risco de perda de visão em longo prazo. O tratamento normalmente não cura a retinopatia diabética, mas pode reduzir alguns sintomas e retardar a progressão da perda de visão.
O diagnóstico O especialista pede um exame de sangue que mede a glicemia, o nível de açúcar no sangue. O teste é feito em jejum. Se o resultado dá igual ou acima de 126 mg/dl duas vezes seguidas, a pessoa é considerada diabética.
Além de sofrerem grandes mudanças físicas e emocionais, muitas grávidas também estão sujeitas a alterações oculares. Não é sempre que elas acontecem, mas o turbilhão de hormônios característico dos nove meses de gestação podem provocar olho seco, visão embaçada e até mesmo aumento (ou diminuição) no grau da lente.
O alto grau de miopia pode ser um impedimento para o parto normal. Imagine que a sua córnea é uma bexiga cheia e a retina (responsável por captar a imagem e enviá-la ao cérebro), um plástico bem fino que envolve o balão. A qualquer movimento brusco, a bexiga se romperá.
Reclamação comum entre as gestantes, visão turva ou embaçada acontece pela mudança hormonal e retenção de líquidos. | Foto: Alterações na visão são normais, especialmente no fim da gestação (Foto: Bigstock). Visão turva ou embaçada é normal durante a gestação, especialmente nos últimos meses.