EQST

Por Que To Importante Conhecer A Legislaço Societria?

Por que é tão importante conhecer a legislação societária?

Ela é essencial em um possível processo de recuperação judicial. Facilita a relação da empresa com as instituições financeiras para conseguir linhas de crédito. Apresenta a verdadeira situação patrimonial e financeira da empresa.

Qual a principal lei hoje vigente para o estudo da ciência contábil?

BASE LEGAL PARA ESTUDO DA CONTABILIDADE Esse alicerce, hoje, se encontra na Lei 6.

O que é uma legislação comercial?

Direito comercial é um ramo do direito privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados ...

O que se estuda em legislação comercial?

É no direito comercial que se estuda, além da caracterização de quem seria comerciante (parte geral), os títulos de crédito, as marcas e patentes, a falência e concordata, o direito societário, o direito marítimo, o direito aeronáutico e, dependendo da corrente doutrinária a ser seguida, também o direito do mercado de ...

Quais são as fontes de direito comercial?

Fontes primária ou diretas – Código Comercial; Leis Comerciais; Regulamentos, Leis e Tratados Internacionais. – Fontes subsidiárias ou indiretas – Lei Civil; Usos e Costumes; Jurisprudência; Analogia; Princípios Gerais do Direito. Rubens Requião: – Código Comercial; Leis Comerciais; Usos e Costumes.

Quais as fontes principais do Direito empresarial moderno?

Em síntese, ficou demonstrado que o Direito Empresarial tem fontes próprias, divididas em fontes materiais e formais (primárias ou secundárias). As fontes materiais do Direito Empresarial são os fatos econômicos. As fontes formais primárias ou diretas são a Constituição Federal de 1988 e a leis infraconstitucionais.

Qual o princípio do direito empresarial que afirma?

O princípio que afirma que as ações são motivadas pelo intuito de obter vantagens econômicas lícitas é o Princípio da Livre Concorrência, um dos norteadores da atividade econômica. Tal princípio está positivado em alguns dispositivos da Constituição Federal, mais especificamente no art. 170, IV: Art.

O que é o princípio da liberdade?

Este princípio da liberdade pode ser encontrado no inciso do II do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, onde é estabelecido que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”.