O Reino - ou Domínio - Bacteria contempla indivíduos procarióticos e unicelulares, geralmente microscópicos. ... Internamente à parede, há a membrana plasmática, delimitando o citoplasma; e, em alguns representantes, externamente à parede, há a cápsula bacteriana.
As bactérias são seres procariontes e unicelulares, isto é, são formadas por uma única célula, sem núcleo e com organelas ligadas à membrana. Elas podem viver isoladas ou reunidas em agrupamentos que possuem formas típicas e variam entre as espécies.
“Os fungos estão espalhados pela natureza inteira”, explica Marcio Lourenço Rodrigues, pesquisador do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz). “Estão no solo, nas árvores, em fezes de animais como pombos. Temos contato contínuo com esses organismos”.
A seguir, listamos as 07 coisas que apresentam mais germes do que o assento do vaso sanitário:
Teclado. Acumula pó, restos de comida, células mortas e até partículas de cocô, criando um ambientes perfeito para a proliferação de bactérias. No teclado que você usa pode ter até 200 vezes mais germes que no assento do vaso sanitário.
Já a parte mais suja do corpo é uma velha conhecida de todos nós. Estamos falando da boca. Estudos demonstraram que a boca humana tem um elevado número de germes, e isso pode ser agravado com a falta da higiene bucal. As bactérias da boca podem até causar sérios problemas de saúde, como o diabetes e doenças do coração.
Produtos multiuso de limpeza, sabão em pó, saponáceo, detergente e desengordurante, por exemplo, só são eficientes contra as bactérias se houver no rótulo a presença de substâncias como quaternário de amônio, cloro, formol ou álcool com concentração igual ou superior a 70%.
QUANTAS BACTÉRIAS HÁ NO BANHEIRO? Estima-se que apenas dentro de um vaso sanitário, você pode encontrar até 480 mil bactérias por cm².