1. [Brasil] Caule da palmeira e de outras plantas; espique. 2. Árvore genealógica.
Caule haste: Os caules hastes são caules clorofilados e maleáveis, típicos herbáceas e plantas jovens. Caule colmo: Os caules tipos colmo são caules com nós e entrenós bem visíveis. Eles podem ser ocos, como nos bambus ou preenchidos com substâncias de reserva, como a cana-de-açúcar.
Os estipes geralmente são caules não ramificados, que apresentam em sua parte superior um aglomerado de folhas. É um tipo de caule encontrado em espécies de palmeiras. O caule tipo colmo é bem semelhante ao estipe: eles se diferem apenas porque apresentam nós e entrenós bem visíveis.
Estipe
O caule geralmente corresponde à porção aérea da planta, sendo o eixo onde se desenvolvem os ramos, as folhas, as flores e os frutos. As duas principais funções do caule são suporte e condução. Ao sustentar as folhas, o caule as coloca em posição favorável à absorção de luz para a realização da fotossíntese.
Chama-se de caule o órgão condutor de seivas (tanto seiva bruta como seiva elaborada) das plantas, por que e que sustenta a copa das árvores. Possui gemas (apical e auxilar) de onde brotam os nós, os ramos, as folhas e as flores. O meristema é o tecido responsável pelo crescimento do caule.
As partes da planta são as raízes, as folhas, o caule, as flores e frutos. Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano.
O meristema apical da raiz corresponde a uma região de intensa proliferação celular. Logo acima do meristema apical há uma zona na qual as células se tornam alongadas, promovendo o crescimento em comprimento da raiz: é a chamada região de alongamento. E, por fim, há a zona pilífera, ou região de maturação.
Tem mais depois da publicidade ;) A extremidade da raiz, também chamada de zona de multiplicação celular, é onde está localizada a região do meristema apical, ou seja, com células com grande capacidade de divisão.
Correlacione as regiões de uma raiz e suas respectivas funções ( 1) coifa ( ) determina o crescimento da raiz. ( 2) zona lisa ( ) proteção. ... ( 4) zona de ramificação ( ) Onde surgem as raízes secundárias. A sequência numérica de cima para baixo deve ser.