Não. O Trovadorismo ocorreu na Idade Média (período que vai desde o seculo V até o XV. O Brasil ainda viria a ser descoberto no seculo XVI!
Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu na Idade Média no século XI. ... Marcou-se o início do Trovadorismo na Península Ibérica com a Cantiga da Ribeirinha, em 1198 ou 1189.
Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.
Literatura. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
O Trovadorismo em Portugal (1189 ou 1198 - 1418) Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro. Na Península Ibérica, o centro irradiador do Trovadorismo aconteceu na região que compreende o norte de Portugal e a Galícia.
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).
De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.
Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.
Assim, temos:
Cantigas de Roda Populares no Brasil
Folclore - Relembre a infância com 18 cantigas de roda
Nesse sentido, as cantigas populares são canções simples, normalmente rimadas, de autoria anônima, usadas para embalar o sono dos pequeninos ou as brincadeiras dos mais velhos.
Questão 5. Sobre a linguagem do trovadorismo português é correto afirmar: ... A literatura trovadoresca portuguesa foi manifestada na poesia e na prosa. Na poesia destacam-se as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, que eram escritas pelos trovadores e cantadas pelos jograis.
Resposta. Cantigas de amor eram poemas líricos da idade média. Geralmente era feita por cavaleiros e direcionadas às suas amadas, que muitas vezes eram representadas como mulheres idealizadas, perfeitas.
Sobre as cantigas trovadorescas todas estão corretas, exceto: * 2 pontos. Nas cantigas de amor o trovador canta esse sentimento como não correspondido pela mulher amada. ... Na cantiga de maldizer o homem canta com delicadeza a beleza feminina.
Sobre as cantigas do Trovadorismo, é correto afirmar que: * ( )A cantiga de amor era dirigida a uma mulher, geralmente casada, inacessível, inalcançável ao eu-lírico que se expressa no poema. ( )A cantiga de amor retratava uma bela história de amor entre um camponês e uma mulher da nobreza, sempre com final feliz.