Com chuvas incertas não se deve adubar com uréia ou com formulados que a contenham. Em condições de pouca chuva eles podem perder bastante nitrogênio para a atmosfera sob aforma de NH3, um processo conhecido por volatilização. Isto representa uma queda tremenda da eficiência de sua adubação. Adube cedo!Nov. 12, 2011
Para evitar que isso aconteça, pode os galhos, coloque tagetes, que servem como uma espécie de repelente. A cada três meses, não importa a estação do ano e como está o tempo, as hortaliças devem receber nutrientes, deve ser feita a adubação.
Um paliativo muito usado é a instalação de sombrite, tela usada em estufas, que permite a incidência de raios solares e a passagem controlada da água da chuva.
1 – Crie uma barreira viva ou recorra a quebra-vento artificial: “É simples, basta usar plantas mais resistentes para proteger as mais frágeis, cultivando-as bem perto uma da outra”, explica. Diversos materiais também podem ser usados como quebra-ventos, como cercas e telas de acrílico.
GEADA – 5 Formas de proteger as plantas
Como proteger suas plantas contra os animais?
Criação de um quebra vento: a) Localização perpendicular à direção dos ventos dominantes; b) Deve ser 2 a 3 vezes mais alta do que os cultivos protegidos. Hortaliças: de até 1m de altura, quebra-vento com mais de 3 metros, como a bananeira (Musa persica); c) Deve ter o comprimento de 20 vezes a sua altura.