Os principais autores árcades são Tomás Antônio Gonzaga, autor do clássico “Marília de Dirceu” e das revolucionárias “Cartas Chilenas”; Cláudio Manuel da Costa, poeta de grande qualidade; Basílio da Gama, que escreveu o livro “O Uraguai”; e Santa Rita Durão, autor de “Caramuru”.
Linguagem do Arcadismo. Vida e Obra de Bocage....Autores e Obras
Arcadismo no Brasil ou Neoclassicismo foi uma escola literária que surgiu no século XVIII através da publicação de “Obras Poéticas” de Cláudio Manuel da Costa e marcado também pela fundação da Arcádia Ultramarina, uma sociedade literária em Vila Rica (MG) influenciada pela Arcádia Italiana, cujos membros faziam uso dos ...
O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.
O marco inaugural do Arcadismo foi em 1768, em Vila Rica, com a fundação da Arcádia Ultramarina e a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Mesmo não construindo um grupo nos moldes das arcádias europeias, assim é formada a primeira geração literária brasileira.
Principais Características
A tua formosura. Fasto: magnificência; pompa. É característica do Arcadismo, observada no poema, a: a) opção pela linguagem rebuscada como expressão.
bucolismo
O Arcadismo propõe uma literatura compromissada com a simplicidade. Nesse sentido, os escritores valorizam quatro palavras, que constituem o ideário árcade: clareza, razão, verdade e natureza.
3-O Arcadismo propõe uma literatura compromissada com a simplicidade. ... Além disso, os poetas Árcades também defendiam os ideais iluministas, a exemplo da liberdade e da autonomia, realizando uma crítica dir7eta à nobreza e também ao clero, sendo que estes viviam no topo da pirâmide social, "sugando" a população geral.
A alternativa cujo conteúdo NÃO se aplica ao Arcadismo é: E) penetração da tendência mística e religiosa, veiculada à expressão de ter ou não ter fé. Explicação: Na verdade, essa tendência mística e religiosa relacionada ao contraste entre a fé e a razão faz parte do estilo Barroco.
Embora os escritores árcades fossem em sua maioria homens cultos e bem posicionados socialmente, eles defendiam um ideal de vida simples e natural como forma de protesto contra os excessos da luxuosa vida aristocrata.
5. De que maneira o texto da segunda parte contraria os pressupostos do arcadismo? Há uma mudança na forma textual, nas características, no tom: o poeta revela o sofrimento físico e moral; a mulher amada aparece apenas como lembrança remota; desmancham-se os ideais concebidos na primeira parte.
28. (CENTEC-BA) Quando o poeta neoclássico pinta uma paisagem como um "estado de alma", podemos dizer que estamos diante de uma paisagem: tipicamente neoclássica. sugestivamente simbolista.
Na Ode o poeta fala de sua obra: diz que ergueu um monumento mais duradouro que as pirâmides, que durará enquanto ouvir ritos na colina do Capitólio, onde ficavam muitos templos da capital romana, cita rios italianos – o Áufido e o Daino – para dizer que foi nesta região do mundo que ele se tornou poeta, crescendo ...
Neste poema, o autor descreve de forma simples e natural seu “berço” como uma paisagem dura, mineral, pétrea, segundo o estilo do Arcadismo. Por que o poeta termina o poema dizendo que as próprias pedras, que são o que há de mais duro e resistente, devem temer a ferocidade do “Amor”?
b) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica. c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita.