A metilcobalamina é uma forma ativa de vitamina B12. É utilizada no tratamento de deficiências de vitamina B12 no organismo, incluindo anemia megaloblástica. Pode ter atividades antiterogênicas, neuroprotetoras, anticancerígenas e desintoxicantes. Tem também atividade antialérgica e humormoduladora.
Como o metilfolato ajuda no combate à depressão O metilfolato é um cofator essencial para a produção dos neurotransmissores serotonina, dopamina e norepinefrina. Essas substâncias desempenham papel fundamental na regulação do humor e o baixo nível delas no organismo está associado a quadros de depressão.
Recomendação de uso: Tomar 1 cápsula ao dia, longe das refeições.
Recomenda‐se a ingestão de 400 microgramas de metilfolato (equivalente a 355 mcg de ácido fólico), iniciando‐se no momento que a mulher desejar engravidar e continuando até o final do primeiro trimestre de gestação (12 semanas de gestação).
Doses recomendadas de ácido fólico Geralmente, a dose recomendada de ácido fólico na gravidez é de 600 mcg por dia, porém como muitos dos comprimidos utilizados são de 1, 2 e 5 mg, é comum o médico recomendar a ingestão de 1 mg, para facilitar a toma do remédio.
A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda que as mulheres tomem 400 microgramas (ou 0,4 miligrama) de ácido fólico por pelo menos 30 dias antes de engravidar e nos primeiros três meses de gestação.
A dose recomendada de ácido fólico é 400 mcg (microgramas) ao dia.
Um miligrama (cuja abreviação é mg) corresponde à milésima parte do grama, ou 1/1.