A planta é muito utilizada em rituais de origem africana, sendo chamada também de espada-de-ogum, quando verde, e espada-de-iansã, quando apresenta bordas amarelas. Para algumas religiões, o significado da espada-de-são-jorge é proteção e coragem: ela afasta os maus espíritos e concede valentia aos protegidos.
Ela é perfeita para eliminar do ar o benzeno (presente em detergentes), xileno (usado em solventes e outros produtos químicos) e formaldeídos (produtos de limpeza). A planta absorve esses componentes durante o dia e libera oxigênio à noite, por isso tem a capacidade de deixar o ar dentro de casa mais limpo.
Na crença popular, as espécies também têm certas variações de sentido. A espada-de-são-jorge e a lança-de-são-jorge, por levarem o mesmo nome, estão associadas à proteção das casas, enquanto a espada-de-santa-bárbara atua na proteção contra raios, trovões, tempestades e mau tempo.
Utilizando a Espada de São Jorge como amuleto Para tratar do mau-olhado e proteger a si e sua família contra discussões e energia pesada no ambiente, o ideal é colocar um vaso ou arranjo da planta perto da porta de entrada da casa, composto somente por folhas.
A espada-de-são-jorge pode ser mantida dentro ou fora de casa, para proteger o lar, ou mesmo como amuletos em forma de pingentes ou saquinhos. Para afastar mau-olhado e proteger a família, a planta pode ser colocada logo na entrada da casa.
Procure uma espada-de-são-jorge com folhas verde-escuras, um sinal de que está saudável. A cor escura das folhas indica que a planta está bem e nutrida. Folhas com bordas amareladas ou folhas desbotadas que se soltam com facilidade indicam que a planta está morrendo.
A planta aprecia a umidade, porém é capaz de sobreviver a longos períodos sem água. Raquel recomenda que a rega seja feita sempre que a terra do vaso estiver seca ao toque. Para manter a espada-de-São-Jorge sempre saudável e viçosa, outra dica da profissional é fazer fertilizações anuais com húmus de minhoca.
Como cuidar e manter uma espada-de-são-Jorge “Suas regas deverão ser bem espaçadas, ocorrendo uma vez a cada 20 dias”. Como não permite poda, é recomendável realizar uma limpeza no momento em que sua touceira esteja muito cheia, eliminando as folhagens mais antigas e deixando as mais novas.
De forma semelhante às samambaias, ela também pode ser reproduzida por meio de divisão de touceira. Basta ter cuidado para não danificar o rizoma, parte do caule que cresce debaixo da terra horizontalmente. Você pode plantar a espada-de-são-jorge diretamente na terra ou enraizar na água, como se faz com as jiboias.
Faça um corte na planta na diagonal, o mais próximo da terra possível. Se você preferir, pode colocar um enraizador na raiz e plantá-la direto na terra. Mas eu aconselho fazer a propagação na água até que ela tenha raízes suficientes para se desenvolver melhor.
dez dias
De crescimento bem lento, a Sansevieria é daquelas que poupa (água e nutrientes) pra usar em momentos mais extremos. Pra cuidar, não tem segredo: água, solo drenado e raios de sol – apesar dela resistir até em locais de sombra, a planta se beneficia dos raios solares pra chegar à sua beleza máxima.
Tipos de Espada de São Jorge (Dracaena Trifasciata)
A planta deve ficar em temperatura ambiente, com iluminação indireta (apenas a claridade). Como a Lança não gosta de muita água, a rega deve ser feita uma vez por semana, com 100ml.
Banho de Espada-de-São-Jorge para limpar a negatividade e purificar a alma. A espada-de-São-Jorge é uma planta que, por tradição, vem sendo considerada grande protetora contra as energias ruins.
A espada de São Jorge é frequentemente utilizada em diversas simpatias e banhos de proteção e que necessitem de muita força espiritual; afinal, ela é uma poderosa arma na luta contra o mau olhado e as energias negativas.
Por que ter um vaso com Lança de São Jorge em casa? Porque ela é conhecida por purificar o ar e as energias de um lar, eliminando olho gordo, mau olhado, inveja, energia negativa e magia.
Veja como fazer esse banho:
Coloque, em três litros de água fervente, um punhado de manjericão, algumas gotas de essência de mirra e três de lavanda. Espere a mistura esfriar, coe e despeje sobre o seu corpo, molhando apenas do pescoço para baixo. Use uma toalha branca para se enxugar e jogue os restos do banho no lixo.
Simpatia para abrir caminhos no amor Acrescente uma pitada de açúcar e até cinco gotas de essência de alfazema. Deixe esse arranjo em repouso até que todas as pétalas caiam naturalmente. Junte as pétalas com a água do copo em dois litros de água e tome banho do pescoço aos pés.
A Abertura de Caminhos é um ritual que você faz para melhorar sua vida em certos aspectos. Ritual pode ser uma oração, um banho, o uso de defumadores e incensos ou até mesmo um Trabalho Espiritual.