Respiron - Para que serve? - Para melhor condicionamento respiratório antes de cirurgias; - Para prevenção e tratamento de atelectasias pulmonares; - Para prevenção de infecções pulmonares nos idosos, acamados ou em outras situações segundo orientação médica ou fisioterápica.
Usar água morna e um detergente líquido neutro para limpar o Threshold IMT. Deixar correr água limpa através de ambas às extremidades do dispositivo e conexões. Agite para remover o excesso de água e deixe secar ao ar. ATENÇÃO!
O Threshold PEP é utilizado para a limpeza das vias aéreas, higiene brônquica, ou como uma alternativa à terapia física torácica.
O aparelho threshold IMT (carga linear pressórica para treino muscular inspiratório) requer uma pressão pré-determinada para iniciar o treinamento dos músculos inspiratórios [6]. Para promover um tempo e um efeito máximo no treinamento, o tempo inspiratório e a freqüência respiratória devem ser monitorados.
– PImáx: avaliado sentado, com o tronco à 90º graus com as coxas, braços relaxados na lateral do tronco, e com o nariz ocluído por um clipe nasal. O avaliado realiza expiração até alcançar o volume residual, conecta-se a peça bucal do manovacuômetro na boca do avaliado que realiza um esforço inspiratório máximo.
A manovacuometria é um teste simples, rápido e não invasivo por meio do qual a pressão inspiratória máxima (PImáx) e a pressão expiratória máxima (PEmáx) são obtidas, a fim de auxiliar na avaliação muscular respiratória.
Para avaliar a pemáx, o paciente é orientado a inspirar o máximo volume de ar e em seguida realizar uma expiração a mais forte possível no bocal do aparelho. E, na medida da pimáx, o indivíduo terá que expirar todo o ar e realizar um esforço inspiratório máximo no aparelho.
Através do manovacuômetro pode-se determinar com ótima precisão as alterações na musculatura respiratória, pois permite a mensuração da força da musculatura inspiratória e a força da musculatura expiratória, determinada pela pressão negativa e pressão positiva.
A ventilometria é um método simples e de baixo custo, amplamente utilizado pela fisioterapia respiratória para identificação das alterações da mecânica respiratória, de determinados volumes e da capacidade vital, que corresponde aproximadamente a 80% da capacidade pulmonar total (7), apesar de tal avaliação depender da ...
Habitualmente, a medida é feita com o paciente sentado, com ou sem clipe nasal e pedindo-se que o paciente expire até o VR e depois faça uma inspiração máxima e mantenha o esforço máximo por 1 a 2 segundos.
A Pressão inspiratória máxima (PImáx) re- flete a força dos músculos inspiratórios e do diafragma; enquanto a pressão expiratória máxima (PEmáx) reflete a força dos músculos abdominais e expiratórios.
Escolher o valor mais alto das três lei- turas; esse é o resultado do Peak Flow; Calcular a porcentagem referente à capacidade pulmonar, levando em conta a tabela IDADE X ALTURA para mulheres e homens e a tabela de altu- ra para crianças.
Colocar o aparelho dentro da boca , pressionando o bocal com os lábios. Soprar com toda força e o mais rápido que puder; Ler na escala do aparelho o número marcado; Repetir três vezes e anotar o seu melhor resultado, isto é, a maior medida.
Um medidor de pico de fluxo expiratório mede a velocidade que você põe o ar para fora dos seus pulmões. Isso indica o quanto você está controlando bem a sua asma....Passo 3:
O fluxo expiratório de pico (FEP) é o fluxo máximo que ocorre durante a expiração. Essa variável é utilizada principalmente para o monitoramento domiciliar de pacientes com asma e para a determinação de variações diurnas do fluxo aéreo.
- Fluxo aéreo São basicamente dois tipos de fluxos: Laminar e turbulento. O fluxo laminar se caracteriza por linhas de fluxo organizadas e paralelas ao tubo, o turbulento é caracterizado por desorganização das linhas de fluxo formando redemoinhos.
O fluxo inspiratório corresponde a velocidade com que o volume corrente é ofertado. O ajuste do pico de fluxo inspiratório pode determinar uma modificação no tempo inspiratório e da relação I:E. Geralmente são utilizados valores entre 40 a 60 L/min, procurando não exceder pressões de pico maiores que 40 cmH2O.
Usualmente, refere-se aos modos ventilatórios como volume-controlado (volume constante, pressão variável) ou pressão-controlada (pressão constante, volume variável), nos quais o ventilador é capaz de manter constante somente uma variável.
A ventilação com suporte pressórico ( PSV ) é um modo controlado a pressão em que cada respiração é iniciada e mantida pelo paciente; sendo então considerado um modo espôntaneo de ventilação que assiste ao esforço inspiratório dos pacientes com níveis pré-determinado de pressão positiva.
50 + 0,91 * (Altura – 152,4 cm). VC: 6 a 8 ml/kg – Início da VM. 45,5 + 0,91 * (Altura – 152,4 cm)....Fórmulas e cálculos em Ventilação Mecânica.
Você pode até pensar: "o melhor modo ventilatório é aquele que resolve o problema da insuficiência respiratória do meu paciente, que melhora sua oxigenação, reduz seu trabalho respiratório, remove o gás carbônico”. De fato, em linhas gerais, os objetivos da ventilação mecânica são esses, mas existem particularidades.