Podemos notar que os glicídios são nada mais, nada menos que os açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono que atuam como principais fontes de energia dos seres vivos. Os glicídios são encontrados em váriostipos de alimentos, como o mel, a cana, o leite, as frutas, entre outros...
Os polissacarídeos têm a função de armazenar energia. Ao serem decompostos são liberados monossacarídeos, que pela ação de enzimas, transferem para o organismo a energia necessária para realização das atividades. Nas plantas, a reserva energética é desempenhada pelo amido, que é um polissacarídeo de origem vegetal.
Alguns alimentos apresentam uma concentração maior de carboidratos quando comparados a outros. Entre os alimentos ricos em carboidratos podemos citar o milho, arroz, mandioca, batata e inhame. Não podemos nos esquecer também dos pães, massas e doces.
Os seres humanos armazenam glicídios na forma de polissacarídeos glicogênio nos músculos e no figado.
O polissacarídeo formado por unidades de glicose e que representa a principal forma de armazenamento intracelular de glicídios nos animais é denominado: Alternativas:a)Glicogênio.
Portanto, o glicogênio e a celulose apresentam moléculas de glicose em comum. ... Os polímeros são compostos de cadeia longa formada pelo encadeamento de moléculas mais simples denominadas monômeros. O glicogênio e a celulose são exemplos de polímeros, em que os monômeros são moléculas de glicose.
Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose. ... Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
amido
Também conhecidos como glicanos, os polissacarídeos são carboidratos compostos por grande quantidade de moléculas de monossacarídeos (açúcares simples). O monossacarídeo presente, em maior quantidade, na formação dos polissacarídeos é a glicose. A celulose está presente, principalmente, nos vegetais.
glicogênio
O amido é um polissacarídeo formado pela união de moléculas de α-glicose da amilose e da amilopectina, sendo armazenado em diferentes órgãos vegetais. ... Na realidade, ele é formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são constituídos de moléculas de α-glicose, mas são ligeiramente diferentes.
Qual a definição CORRETA para homopolissacarídeos e heteropolissacarídeos? ... Homopolissacarídeos são dissacarídeos que contêm apenas um tipo de monossacarídeo e heteropolissacarídeos são os que contêm dois ou mais tipos diferentes, formando cadeias lineares ou ramificadas.
O glicogênio é um polissacarídeo ramificado, formado por polímero de glicose, tem função de armazenamento energético nas células animais; é encontrado no fígado e nos músculos, as ramificações ocorrem com ligações α1 → 4 e α1 → 6. ... O amido é um polissacarídeo de armazenamento de energia utilizado pelas plantas.