Medir a circunferência abdominal é mais simples. Basta posicionar uma fita métrica ao redor de sua barriga, mais precisamente sobre o seu umbigo. O ideal é que as mulheres tenham uma circunferência abdominal abaixo de 88 cm e os homens abaixo de 102 cm.
A gordura visceral é o acúmulo excessivo de tecido adiposo na parte inferior do abdômen, logo abaixo da cintura. Diferentemente da gordura abdominal subcutânea, que como o próprio nome diz se acumula bem abaixo da pele, a gordura visceral se forma ao redor das vísceras, os nossos órgãos internos.
Nas mulheres, a medida ideal e de 80 centímetros. Acima dos 80 , a luz de alerta se acende. Perigo mesmo, se a circunferência estiver maior que 88 centímetros. Pra medir é só pegar uma fita métrica, aquela da costureira, e passar em torno da parte mais saliente da barriga.
É medida desde a sínfise púbica (osso da púbis) até o o topo do útero. Após 20 semanas de gravidez, a medida da altura uterina frequentemente coincide com o número de semanas de gestação. Por exemplo, se você está grávida de 27 semanas, seu médico espera que sua altura do fundo seja de aproximadamente 27 centímetros.
O tamanho da barriga é semelhante ao de uma bola de basquetebol e pode encontrá-lo cerca de 4 centímetros acima do umbigo. Até ao final do mês, continuará a crescer para cima, atingindo os 6,5 centímetros acima do umbigo.
A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai.
Essa barriga mais sarada acontece devido a uma questão que você já pode ter desconfiado, o fato de desinchar, que é resultado da desidratação. Pois, é possível perder líquido retido durante a noite, devido à água que eliminamos graças ao suor e à respiração.
Sintomas do parto: como saber se está chegando a hora