Macunaíma
Manifesto Pau-Brasil (1924); Manifesto antropofágico (1928). Pau-Brasil (1925); Primeiro caderno de poesia do aluno Oswald de Andrade (1927);
Oswald de Andrade (1890-1954) foi escritor e dramaturgo brasileiro. Representa uma das principais lideranças no processo de implantação e definição da literatura modernista no Brasil. Sua atuação ficou marcada pelo seu espírito irreverente, polêmico, irônico e combativo.
Oswald de Andrade foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna em 1922, evento que marcou o início do modernismo brasileiro. A data celebrava também cem anos de independência do Brasil. ... O autor escreveu a primeira obra modernista, “Pau-Brasil”, um livro de poemas.
Estão, entre as principais obras de Oswald de Andrade, exceto: a) Memórias sentimentais de João Miramar.
São características da obra de Oswald de Andrade, exceto: ... Alternativa “e”: As características descritas na alternativa “e” fazem referência à obra de Manuel Bandeira, que, ao lado de Oswald e Mário de Andrade, formou a famosa tríade modernista, responsável por difundir os ideais modernistas.
Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS Oswald de Andrade manteve-se sempre fiel ao projeto do Modernismo e, sobretudo, às rupturas com os cânones do passado. Sua poesia "pau-brasil" prima pela linguagem reduzida, telegráfica, coloquial e repleta de humor; uma "poesia brasileira original, de exportação".
linguagem informal que se caracteriza pela forte presença da oralidade. ... norma culta da língua. e. uma linguagem ambivalente com a predominância da língua culta.
Poesia Pau-Brasil Inspirado pelo Manifesto Futurista de Marinetti (de 1909), Oswald de Andrade lançou seu primeiro manifesto modernista, o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, publicado em 18 de março de 1824 nas páginas do Correio da Manhã.
modernista
- Os principais temas retratados nas poesias de Drummond são: conflito social, a família e os amigos, a existência humana, a visão sarcástica do mundo e das pessoas e as lembranças da terra natal. - Seus poemas abordam assuntos do cotidiano, e contam com uma boa dose de pessimismo e ironia diante da vida.
O poema de Drummond fala das mudanças da cidade. ... No poema, os andaimes denotam as estruturas que se elevam do chão, a solda autógena demonstra a velocidade dos avanços científicos, o cimento escorrendo nas formas faz referência ao movimento e o “não parar” dessas construções, montagens e inovações da urbanidade.
As atividades na escola que contribuíram para o sucesso da personagem na leitura foram as atividades de leitura e redação. 9. O que motivou Carlos Drummond a continuar ler e escrever foi seu gosto pela escrita e os incentivos que recebeu das escolas, familiares, amigos, etc.
A consequência da amizade com os rapazes que conheceu foram as trocas de experiências e incentivos à leitura e a escrita. ... Carlos tem pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica porque ela permite o aperfeiçoamento constante.
Dificuldade de Leitura: como trabalhar o aluno