A propriedade dos genos era comunal, ou seja, coletiva: plantavam e colhiam em conjunto. No entanto, passados três séculos, os genos entraram em colapso, pois a população cresceu e não havia terras cultiváveis para todos.
O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C..
A economia dos genos era essencialmente agropastoril. Uma família próspera dependia necessariamente da qualidade das terras que estavam sob o seu domínio. ... Quando um genos produzia excedente, essa riqueza era empregada na aquisição de escravos e na contratação de artesãos.
Geno era um tipo de organização social na Grécia Antiga, sendo que os genos eram as pessoas que participavam dessa organização. ... Os genos se organizavam em pequenas comunidades, sendo que seu modelo era autossuficiente, ou seja, eles produziam apenas para o sustento.
Resposta: Genos eram propriedades de terras onde viviam membros de uma mesma família. Demos eram originados à partir da união de vários genos, deixando de lado o caráter familiar da propriedade das terras.
Significado de Demo substantivo masculino Fam. Demônio, diabo. Indivíduo turbulento. Indivíduo de gênio agressivo.
A raiz das palavras demo e demônio, dois dos muitos nomes do diabo, também deve ser buscada na Grécia, mas o termo em questão aqui não é demos e sim daimon (“divindade, gênio”). Seu sentido entre os gregos antigos, bem diferente do atual, era o de espírito que atuava como mensageiro entre deuses e homens.
Resposta. Resposta: Durante o Período Homérico não havia na Grécia nenhum modelo de governo democrático, de modo que os "Genos", as famílias "nobres", e o "Demos", o seja, o povo ou "a massa", frequentemente eram grupos em disputa.
Ao contrário da civilização cretense, em que a mulher tinha um papel preponderante, nos genos eram os homens que exerciam a principal influência sobre a sociedade. O páter era a autoridade máxima e exercia as funções de juiz, além de ser chefe religioso e militar.
Essa guerra é a Guerra de Troia. ... A guerra teve início, segundo o poema homérico, depois que o troiano Paris raptou a esposa, Helena, do rei de Esparta, Menelau, levando-a para Troia. As narrativas sobre a Guerra de Troia foram de importância capital para a formação cultural do período clássico da Grécia Antiga.
A importância dos poemas de Homero na educação grega foi fundamental, haja vista que as obras desse poeta forneciam exemplos de virtude e heroísmo a serem seguidos. ... Esse período recebeu esse nome por causa da figura do poeta Homero, considerado o autor das epopeias Ilíada e Odisseia.
Resposta:A Ilíada e a Odisseia foram fundamentais para que se construísse e se solidificasse uma identidade cultural comum aos diferentes povos gregos, pois estas obras eram recitadas nas diferentes Cidades-Estado e eram, salvo pequenas variações, sempre as mesmas.
Homero é fundamental para o estudo da Grécia Antiga pois as principais fontes desse período são seus relatos e poemas épicos que se referem a fatos que realmente ocorreram.
Ilíada e Odisséia, poemas em 24 cantos, são os primeiros grandes textos épicos ocidentais. Servem de modelo para outros poemas épicos posteriores, imortalizando Homero. ... O primeiro registro escrito que temos da Grécia é a Ilíada, daí sua importância cultural e histórica.
Ilíada narra a fúria do herói Aquiles e suas consequências trágicas durante a Guerra de Troia; Odisseia narra o retorno de Ulisses, o Odisseu, rei de Ítaca, após essa guerra.
Ilíada e Odisseia O primeiro deles, Ilíada, conta a história do último ano de uma guerra que ficou conhecida como Guerra de Troia (Troia em grego se escreve Ílion, e por isso o nome do poema é Ilíada). Já o poema Odisseia conta a história de Ulisses, que após o fim da Guerra tenta voltar para sua casa.
“A Ilíada” e a “Odisseia”, atribuídas a Homero (século VIII a. C.), são as duas obras maiores da cultura greco-latina, marcando decisivamente as tradições mediterrânicas, a ponto de, segundo a lenda, Lisboa ter sido fundada por Ulisses. “A Ilíada” tem origem na tradição oral da época micênica cantada pelos aedos.
Resposta. Resumidamente, acredito que o tema central da Odisseia seja as aventuras que o rei de Ítaca (Ulisses) enfrenta e a volta da guerra para casa. Já o da Ilíada, trata da ira ou da fúria de Aquiles onde são relatadas suas trágicas consequências na Guerra de Tróia.
A Ilíada, obra atribuída a Homero, conta a história da Guerra de Troia, que teve como figuras importantes os apaixonados Páris e Helena e o guerreiro Aquiles. A Ilíada é o texto da literatura universal que narra a famosíssima “Guerra de Troia” (Ílion = Troia).
Significado de Ilíada substantivo feminino Fig Série de trabalhos aventurosos ou feitos heróicos, como ocorre na Ilíada, poema de Homero.