Tem mais depois da publicidade ;) O ar é invisível, mas sabemos que ele preenche espaços, como o pneu de uma bicicleta, o interior de um balão cheio, um botijão de gás. Mas, apesar de não ser visível, podemos comprovar que ele existe.
O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.
Podemos perceber a existência do ar quando ele se move na forma de vento, quando entra e sai de nosso corpo (respiração) e quando enchemos um balão ou um pneu. Além disso, sem o ar não conseguiríamos ouvir os sons, pois ele é um dos meios pelos quais o som se propaga.
A origem de alguns desses gases é geológica: eles vêm da formação do planeta ou das emissões vulcânicas (como é o caso de parte do dióxido de carbono). De qualquer forma, na Terra, uma parte considerável dos gases atmosféricos deve-se à existência de vida.
ca·rac·te·rís·ti·ca | âct| ou |ât | ca. 1. Aquilo que caracteriza. 2.
As duas grafias são corretas. Segundo o Acordo Ortográfico, na sequência interior ct, mantém-se ou elimina-se o c conforme se pronuncia ou não esta consoante.