→ O zooplâncton O termo zooplâncton é derivado do grego zoon, que significa animal, e planktos, que significa deriva. É constituído por organismos microscópicos e heterotróficos que atuam como herbívoros, carnívoros, detritívoros ou onívoros na teia trófica aquática.
A importância do zooplâncton reside principalmente em seu papel de condutor do fluxo de energia, dos produtores primários para os consumidores de níveis tróficos superiores, sendo assim um importante grupo responsável pela produtividade secundária e também fundamental no transporte e regeneração de nutrientes pelo seu ...
O zooplâncton, em geral, alimenta-se do fitoplâncton e bactérias. São considerados os consumidores primários de ambientes aquáticos. Por sua vez, servem de alimento para outros organismos, como os peixes.
Os fitoplânctons conseguem realizar fotossíntese, são autótrofos e capazes de obter o próprio alimento. Os zooplânctons são quimiotróficos, heterótrofos, ou seja, não consegue produzir o próprio alimento e precisa conseguir o mesmo no ambiente em que vive.
Olá, tudo bem? Sim, é possível afirmar que o fitoplâncton também é importante para o ser humano. Isso se deve ao fato da sua extrema importância ecológica, em que o fitoplâncton é responsável por aproximadamente 98% do oxigênio presente na atmosfera.
É constituído por algas microscópicas como as diatomáceas, as euglenófitas (Reino Protista) e as clorofíceas.As algas oferecem importantes contribuições ao meio ambiente. Tanto as unicelulares quanto as pluricelulares realizam fotossíntese.
As algas, organismos eucarióticos fotossintetizantes, destituídos de tecidos diferenciados, são muito importantes para a manutenção da vida. A começar pelo fato de algumas espécies serem responsáveis por grande parte da fotossíntese executada em nosso planeta, disponibilizando gás oxigênio.
Resposta:Algas estão sendo usadas como alimento pelos seres humano, apenas algumas. Já os protozoarios são nocivos para os humanos e podem ser classificados como inimigos, porem estão apenas seguindo seu ritmo de cadeia alimentar.
Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos. Entre elas, estão a amebíase ou disenteria amebiana, a doença de Chagas, a úlcera de Bauru, a giardíase e a malária. O homem adquire a amebíase ou disenteria amebiana ao ingerir água ou alimentos contaminados por uma ameba, a Entamoeba histolytica.
Resposta. Resposta: Interagem com humano, como parasita transmissor ou causador de doenças. Os protistas são seres unicelulares e eucariontes.