O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do governo federal que propõe medidas para incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho. ... A idade máxima de 24 anos não se aplica caso o Jovem Aprendiz possua algum tipo de deficiência, conforme o decreto 9579/2018, ou seja, não há limite de idade para a contratação.
Portanto, quem participa do jovem aprendiz aumenta significativamente as chances de ser contratado mais rápido, pois durante o programa o estudante tem a chance de aprender coisas novas, vivenciar e entender o ambiente profissional, ou seja, vão com mais experiência para o mercado de trabalho.
O Programa Jovem Aprendiz é um projeto federal, criado em 2000, para incentivar as empresas a desenvolverem programas de aprendizagem e desenvolvimento profissional para jovens entre 14 e 24 anos.
Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. Encontre a instituição que implementa o Aprendiz Legal no seu estado e inscreva-se.
Sim. O aprendiz é um contrato especial de trabalho, mas registrado na carteira e com direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. Ele recebe o salário, 13º e férias, sendo que elas devem coincidir com as férias escolares.
A Lei afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.
No cargo de Jovem Aprendiz se inicia ganhando R$ 653,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.
Quem pode participar? Os jovens precisam estar na faixa etária de 14 a 24 anos incompletos (exceto no caso de pessoas com deficiência, quando não há limite de idade) e estar cursando ou ter terminado o Ensino Básico/Médio.
“As grandes vantagens dessa carreira são a possibilidade de entrar no mercado de trabalho e de ter o primeiro registro em carteira com todos os direitos de acordo com a lei do aprendiz”, defende Cacilda Castrezana, gerente de RH da Associação Mogiana Oficina dos Aprendizes.
Os jovens aprendizes certamente farão todo o possível para aprender e executar tudo da melhor forma, afim de manter o cargo e à evolução dentro do local de trabalho. Assim, os chefes também ganham um profissional mais motivado e pronto para aprender e suprir todas as carências e necessidades da empresa.
Como se inscrever no Aprendiz Legal 2021
Para participar dos processos seletivos, os estudantes devem se cadastrar em instituições como:
Inscrições Jovem Aprendiz 2020