As artérias subclávias são um par de grandes artérias do sistema cardiovascular no tórax que fornecem sangue ao próprio tórax, cabeça, pescoço, ombro e braços. Dependendo do lado do corpo, pode ter duas origens: o arco aórtico à esquerda e o tronco braquiocefálico à direita.
O vaso, na parte superior da coxa, fica na frente da articulação do quadril. Na parte inferior do seu curso, fica ao lado medial do corpo do fêmur. Os primeiros 4 cm do vaso estão intimamente relacionados com a veia femoral, em uma bainha fibrosa – a bainha femoral.
As veias que drenam o braço são as veias braquiais pareadas. As veias braquiais são veias profundas, que se posicionam como guarda-costas adjacentes à artéria braquial - uma cursa em seu lado medial, e a outra em seu lado lateral.
Principais artérias do corpo A maior artéria do corpo é a aorta e dela se subdividem quatro ramificações: arco aórtico, aorta torácica, aorta abdominal e aorta ascendente. A aorta desce pelo tórax e abdômen transportando sangue do ventrículo esquerdo do coração.
Se nada for feito, um sangramento pode levar à morte em poucas horas. Quando, em razão do impacto do trauma, os vasos sofrem obstrução, o que preocupa é o risco de os membros perderem seu suprimento de sangue, o que pode levar a uma amputação. A circulação na região precisa ser restabelecida quanto antes.
Na ocasião do noivado, o noivo colocará o anel no dedo anular da mão esquerda da noiva e no dia do casamento, antes de ir para a igreja, ela deverá passá-lo para a mão direita. Ele permanecerá neste dedo (da mão direita) após o casamento, já que a aliança será usada na mão esquerda.