As plantas precisam de água, sais minerais, ar, luz e calor para viver. As plantas alimentam-se de forma diferente da dos animais. ... Para ocorrer a fotossíntese a planta precisa ter pigmentos (partes verdes), seiva bruta, gás carbônico, luz e calor do sol.
A melhor maneira de ajudar a árvore a curar as suas feridas consiste em colocar betume na ferida. Se forem deixados ao ar, os tecidos não têm protecção e são vulneráveis às infecções. Utilize betume em pasta, a espalhar com uma espátula. É menos prático que o betume em spray mas é mais eficaz.
Caso queira uma proteção ainda maior, após a poda da planta, dependendo da espécie, é recomendado a aplicação de produtos protetivos como pastas à base de sulfato de cobre, principalmente naqueles ramos de maior diâmetro.
Para isso, é preciso deixar o tronco secando bastante, seja no sol ou na sombra. Depois, remova ferpas e eventuais rebarbas com uma lixa bem grossa. Feito isso, hora de proteger a madeira! Essa proteção pode ser feita através de Verniz e de Stain.
A resina de polímero, por exemplo, serve para impermeabilizar e proteger o material. É possível encontrá-la em lojas de departamento. Aplique 1/2 xícara (120 ml) de resina no tronco. Use um pano limpo para espalhar o composto de maneira uniforme nas extremidades e nas laterais da madeira.
Tratamento com imersão em água quente – O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo; – Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar; – Trocar a água a cada três ou quatro dias. Tempo para o tratamento: 28 dias, neste prazo o tronco irá deixar de tingir a água.
Como tratar galhos para decoração
Se um galho da árvore da sua casa caiu, dê preferência para a compostagem em vez de transformá-la em entulho. Material orgânico não é reciclável mas sempre há outras possibilidades.
O tamanho e o conteúdo de umidade dos galhos determinará o tempo de secagem. Galhos finos podem secar em uma ou duas semanas, enquanto os mais grossos, com mais umidade podem levar até dois meses.
Com as plantas deitadas:
Modo de fazer: Lave bem as folhas escolhidas, seque e coloque-as dentro do recipiente. Cubra a folha com a soda cáustica. Deixe assim até que a parte verde da folha se vá e sobre somente as nervuras secas. Pode demorar cerca de um ou dois dias.
Em caso de lenha rachada, empilhe a madeira com a casca no fundo, para que ela seque mais rápido. Caso você esteja armazenando madeira sem cobri-la, empilha-a usando a casca como cobertura, para evitar que a chuva molhe a madeira.
Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
70 dias
SECADOR DE PISO INCLINADO Neste tipo de secagem, os cavacos de madeira são distribuídos em uma grande área de piso inclinado. Sua secagem se dá a partir do ar quente por baixo. O calor residual gerado pela própria planta de cogeração HKA pode ser usado para o processo de secagem.
Par selar a tábua, você vai precisar de óleo de cozinha e papel toalha. Despeje uma quantidade generosa de óleo em cima da madeira e, com a ajuda do papel toalha, espalhe bem o líquido por toda a superfície da tábua, dos dois lados. Deixe secar por 24 horas.
Coloque os eucaliptos em um vaso com pouco de água uns 3 dedos mais ou menos e coloque as folhagens dentro. Sugiro que troque a água a cada dois dias para evitar mal cheiro. Em regiões mais secas e no verão fique atenta que a folhagem pode beber toda a água.
Coloque a Sílica no fundo, acomode as flores para secar e cubra com mais sílica até as flores ficarem completamente cobertas. Deixe as flores durante 48 horas inseridas na sílica gel. Após esse prazo, retire as mesmas com uma pinça. Utilize um pincel seco para limpar as flores.
Bata gentilmente no papel molhado com uma toalha.
O ideal é obter uma camada bem fina de papel de arroz. Com a ajuda do rolo de cozinha, enrole o papel de arroz e desenrole sobre uma grelha de resfriamento. Reserve por 12 horas, de forma a secar e endurecer, e seu papel de arroz comestível estará pronto!
Em uma mesa plana, coloque uma toalha de papel ou lenço de rosto e, em seguida, a conta, depois outra toalha de papel ou lenço de rosto. Pressione com força a toalha de papel ou tecido superior, em toda a superfície da nota. Substitua as duas toalhas de papel por uma nova e seca. Pressione para baixo novamente.
Posicione o livro em pé em uma superfície lisa e plana e deixe suas páginas abertas, como se fossem um leque – tudo isso à frente de um ventilador na potência mínima. Deixe a brisa agir por uma noite inteira e quase toda a água desaparecerá.