A síndrome do espelho tem a ver com os comportamentos que as pessoas têm em relação a sua própria imagem, distorcendo-a até enxergar defeitos ou magnificar aqueles que acreditam ter.
Sintomas do transtorno dismórfico corporal Quando se compara a terceiros, é normal se subestimar. Comportamento repetitivo: o feio imaginário se olha no espelho várias vezes ao dia ou, em um único momento, por muitas horas.
Essa doença, também conhecida como “transtorno dismórfico corporal”, ou dismorfofobia, se manifesta quando a pessoa desenvolve uma visão irrealista do próprio corpo, que não condiz com o que de fato é.
Foi inicialmente classificada como um transtorno obsessivo compulsivo pelo médico Harrison Graham Pope Jr., professor de psicologia em Harvard, que a nomeou de vigorexia ou Síndrome de Adônis (em referência ao mitológico ideal de beleza masculina, Adônis).
A vigorexia é um tipo de transtorno dismórfico corporal (TDC), no qual o indivíduo tem a percepção da própria imagem corporal alterada e, dessa forma, busca incessantemente o ganho de massa muscular. O overtraining, por sua vez, está relacionado ao excesso de treinamento e ocorre quando o exercíci ...
Alguns tipos de atividade física parecem ter relação com o desenvolvimento da vigorexia, entre eles, o fisiculturismo, e é muito comum que as pessoas confundam esse esporte com o transtorno.
Culto exagerado do corpo É considerada um transtorno ou “patologia da modernidade”, caracterizada pela preocupação excessiva com a aparência física, nem sempre em busca de saúde, mas no sentido de embelezamento físico. A pessoa que sofre com esse transtorno é classificada como corpólatra.
Ortorexia nervosa é o termo descrito para o comportamento obsessivo patológico caracterizado pela fixação por saúde alimentar. O quadro ainda não foi oficialmente reconhecido como um transtorno alimentar, mas discute-se o conceito, suas características, interações e sintomas.