As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida.
A Organização Mundial de Saúde afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.
BRASÍLIA — Um levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde mostrou que a obesidade cresceu no país no ano passado — de cada cinco brasileiros, um estava obeso em 2018 — e apontou Cuiabá e Manaus como as capitais com maior percentual de obesos em sua população (23%), seguidas pelo Rio (22,4%).
Brasil
Pesquisa foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (17). Quantidade de diabéticos foi a segunda menor do país, atrás de Boa Vista (RR). Palmas é a capital brasileira com as menores taxas de obesidade, excesso de peso e hipertensão.
Atualmente existem cerca de 672 milhões de adultos obesos mundialmente, enquanto que crianças e adolescentes em idade escolar com a enfermidade chegaram a 338 milhões, estatística que deve permanecer pelos próximos seis anos e ser reduzida apenas em 2030, segundo a Unicef.
Um relatório divulgado nesta quinta-feira, 4, pela Federação Mundial da Obesidade mostra que entre 2,5 milhões de mortes causadas pelo novo coronavírus, 2,2 milhões ocorreram em países com altos índices de obesidade.
Alimentação rica em açúcar, gordura e carboidratos O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos é a principal causa da obesidade porque mesmo que a pessoa tenha outros fatores envolvidos, não haverá acumulo de gordura se a pessoa não comer.