“É a área em que duas ou mais vias se cruzam ou se unificam. Neste local existem dispositivos destinados a ordenar os diversos movimentos do tráfego.” As interseções e travessias abrangem 4% da área total das rodovias Federais e Estaduais. Nelas ocorrem 53% dos acidentes.
Um Entroncamento em transporte, trata-se do encontro de duas vias (a+b) sendo que ambas são de mão dupla, podendo entrar e sair de ambas. É importante salientar que "a" deve ter a preferencial em relação a "b", ou seja, ao adentrar em "a", "b" devera respeitar a preferencial da principal.
O cruzamento é representado por uma interseção de duas vias em nível. Já o entroncamento, como vimos, é um tipo de cruzamento constituído pela junção ou bifurcação de vias públicas.
Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de junções sucessivas contrárias, estando a primeira via lateral à esquerda.
Portanto, a preferência é de quem estiver conduzindo em rodovia, quem estiver contornando rotatória ou quem estiver à direita do condutor. O mesmo artigo versa também, no inciso XII, sobre a preferência de trens em relação à passagem dos demais.
Alertar aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela. Uso: Sinalização vertical de advertência de trânsito, uso interno e externo.
Confluência à Direita Adverte o condutor da existência, adiante, de uma confluência de trânsito à direita, através da qual uma corrente de tráfego se incorpora à via na qual está circulando.
As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.
Os condutores dos referidos veículos, os de prestação de serviço de emergência, não podem usar de suas prerrogativas (art. 29, VII) sem cuidarem da segurança do trânsito: “Art.
c) Todo condutor deve dar preferência aos pedestres apenas quando estes se encontram sobre a faixa de segurança. d) O condutor deverá ultrapassar outro veículo pela direita sempre que o veículo a sua frente impedir a ultrapassagem pela esquerda.
"Por veículo automotor haveremos de entender aquele que é dotado de motor próprio, e, portanto, capaz de se locomover em virtude do impulso (propulsão) ali produzido. ... O termo compreende os veículos conectados a uma linha elétrica e que não circulam sobre trilhos ( ônibus elétrico)."
Aluguel - quando o veículo é utilizado para transporte remunerado de carga ou passageiro (placa vermelha). Particular - quando o veículo é utilizado para fins particulares (placa cinza).
Documentos – Original e Cópia
É simples. Basta requerer à ANTT um cadastro provisório. Ele é suficiente para o Detran processar o registro/licenciamento do veículo.
Desde 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV-e) passou a ser digital. Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e a impressão do CRLV-e diretamente no portal do Detran.
Licenciamento 2020 SP: Como pagar?
Após o pagamento da taxa de licenciamento e demais débitos do veículo no sistema bancário, o download e a impressão do CRLV fica disponível diretamente no portal do Detran. SP, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no Portal de Serviços do Denatran.
O comprovante de licenciamento, em hipótese alguma, é aceito como documento válido, resultando em multa por irregularidade. Também, não é mais necessário portar comprovantes de pagamento do IPVA e seguro obrigatório, sendo também proibido o uso de fotocópia, mesmo que autenticada, da CRLV, CNH ou PPD.