Na literatura, é um termo de largo uso que conhece um história crítica muito antiga. Em geral, podemos definir a forma de um texto como a aparência, o aspecto gráfico ou a configuração que apresenta, por oposição ao conteúdo ou matéria significante que se comunica.
Resposta. A linguagem literária é caracterizada por sua plurissignificação, cuja base é a conotação, é utilizada muitas vezes com um sentido diferente daquele que lhe é comum. Podemos citar como exemplos de textos literários o conto, o poema, o romance, peças de teatro, novelas, crônicas.
São características da linguagem literária, EXCETO: Alternativa “c”. A linguagem literária é conotativa, isto é, uma palavra, quando usada no sentido conotativo, permite diferentes significados e múltiplas interpretações. A denotação é própria dos chamados “textos não literários”.
Entre as citadas não enunciado, são consideradas caracteristicas da linguagem literária: liberdade na criação, variabilidade e multissignificação.
São características de um texto em que predomina a denotação, exceto: a) uso de linguagem informativa, comum a todos os leitores.
Conotação: Sentido mais geral que se pode atribuir a um termo abstrato, além da significação própria. Sentido figurado, metafórico. Denotação: Significado de uma palavra ou expressão mais próximo do seu sentido literal. Sentido real, denotativo.