A avaliação educacional é um trabalho realizado pelo docente, com o objetivo de diagnosticar o processo ensino aprendizagem através do rendimento dos alunos. ... O importante é perceber que a avaliação educacional é uma revisão do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.
Ou seja, o seu objetivo é mensurar e avaliar o aprendizado de cada aluno, a fim de verificar se ele está conseguindo acompanhar o desenvolvimento das aulas e da programação curricular proposta. ...
“A avaliação classificatória só almeja pela nota avaliar o “quanto” o aluno “aprendeu”. ... “Classificatória: o professor avalia os alunos através de trabalhos com o objetivo de observar se os alunos aprenderam ou não”. Formativa: preocupa-se com o ensino aprendizagem ao longo do desenvolvimento curricular.
Conheça os 4 tipos de avaliação escolar
Quais os instrumentos de avaliação formativa?
Tendo como referência a temática proposta, é imprescindível a compreensão do termo: “instrumentos de avaliação”, entendido como: recursos utilizados para coleta e análise de dados no processo ensino-aprendizagem, visando promover a aprendizagem dos alunos.
Em geral, os instrumentos e técnicas de avaliação são classificados de acordo com a forma de recolha de dados....Eles podem ser de aplicação de:
Professor, procure sempre que possível analisar conjuntos de trabalhos dos alunos, isto favorece que cada aluno visualize sua produção em percurso de criação individual, sem se prender a um ou outro trabalho onde pode ter tido resultados que não gostou.
Uma avaliação externa depende certamente da subjetividade de quem assiste, olha, lê ou escuta, ou seja, do espectador. ... Não é possível refletir sobre a avaliação em arte sem nos referirmos ao conhecimento específico na área de arte, tanto em seus aspectos experimentais (práticos) quanto conceituais (teóricos).
OBJETIVA (ou visual): descreva o que todo mundo vê, sem especulações. SUBJETIVA (ou simbólica): descreva o que você sente ao visualizá-la. FORMAL (ou estética): analise a composição visual – a sintaxe visual -, seu contexto histórico, seu tema, sua organização. Envolve um pouco mais de pesquisa.
A avaliação em Arte é processual. Cabe a você registrar os objetivos que os alunos são capazes de alcançar em cada aula ministrada. Sugere-se que se definam critérios para a avaliação com base nos objetivos estabelecidos para a aula. Prepare um quadro e vá registrando os avanços de cada aluno.
A arte na Educação Infantil envolve vivências lúdicas, explora a criatividade, a emoção e a sensibilidade da criança. É por meio dessa linguagem visual que a Arte trabalha as Experiências Educativas (leiam o artigo para compreender melhor) e as fazem assimilar o ambiente ao redor de acordo com a sua idade.
“A arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade, além de proporcionar à criança uma leitura do mundo e de si própria.” ... Uma aliada no desenvolvimento, a arte estimula habilidades como senso crítico, a sensibilidade, a autoexpressão e a linguagem.
O ensino de Arte permite ao aluno desenvolver aspectos como a sensibilidade, a percepção, a expressividade, a espontaneidade, a consciência de si, do outro e das diversas culturas.
OBJETIVO GERAL: Possibilitar a familiarização cultural e o desenvolvimento da percepção visual da criança por meio do contato contínuo e sistemático com a produção artística, através da observação, descrição de imagens e nomeação de objetos.
O desenho dirigido corresponde a um desenho que apresenta um tema único, sendo, portanto desenhos aos quais são propostos um tema definido. Ou seja, o desenho dirigido seria aquele que tem você utiliza um objeto ou organismo específico para desenhar.
Através do desenho a criança canta, brinca, dramatiza, coloca todos os seus sentimentos e pensamentos no papel, na areia, no chão, na parede, ou seja em qualquer lugar onde possa se sentir livre para se expressar, criando um universo só seu.
Além de ser uma excelente distração, desenhar e pintar também é importante para coordenação básica e estimular a criatividade! ... Desenhar estimula a observação e concentração, por isso, foque nos detalhes e não tenha pressa em terminar a atividade.
Desenhar à mão livre: 5 dicas para fazer na arquitetura