Estro ou cio, comumente referido como dia zero do ciclo estral, é o período da fase reprodutiva do animal no aual a fêmea apresenta sinais de receptividade sexual, seguida de ovulação. Em bovinos, a duração média do estro é de, aproximadamente, 12 horas, e a ovulação ocorre de 12 a 16 noras após o término do cio.
- Proestro: Nessa fase a cadela apresenta uma alta concentração de estrógeno no seu corpo. Isso faz com que a vulva do animal aumente de tamanho, o cérvix fique dilatado e o endométrio espessado. Nesse momento, pode-se perceber um sangramento na vagina do animal.
0 estro é o período do ciclo estral no qu ai a fêmea aceita a monta pelo macho, o qual na espécie caprina tem duração média de 31,2 ± 4,8 horas (Chemineau et al., 1992b), sendo este período influenciado pela raça, idade, estação, estado sanitário e nutricional do reprodutor e das matrizes, bem como pela presença do ...
O ciclo estral é regulado por mecanismos endócrinos e neuroendócrinos, principalmente os hormônios hipotalâmicos, as gonadotrofinas e os esteróides secretados pelos ovários.
O ciclo estral é composto por quatro fases e ele tem duração de aproximadamente seis meses, ou seja, a cadela poderá entrar no cio (que é a fase de estro), duas vezes ao ano.
Contudo, os dois animais respeitam o ciclo básico de vida: nasce, cresce, reproduz e morre. As vacas, como são animais mamíferos, são geridas dentro do corpo de suas mães por um período de mais ou menos 9 meses e nasce apenas uma filhote por vez.
O ciclo estral em ovinos é dividido em duas fases: folicular e luteal. Na fase folicular tem-se o estro, que nesta espécie dura 24-36 horas, com a ovulação acontecendo nas últimas 12 horas do estro. ... A duração média de um ciclo completo nas ovelhas é de 17 dias (Hafez, 1995).
Os métodos naturais de produção de ovinos apresentam uma única parição durante o ano com as ovelhas parindo na primavera com um intervalo entre partos de 12 meses. Se as ovelhas não forem fecundadas e permanecerem no rebanho, o intervalo entre partos passará para 24 meses.
A duração média da gestação na ovelha é em média de 146 a 155 dias.
Os agonistas dopaminérgicos são utilizados para induzir estro em cadelas, pois atuam na síntese e liberação de prolactina. Objetivou-se avaliar o efeito da piridoxina como indutor de estro em cadelas por agir na neurotransmissão dopaminérgica.
Para induzir e sincronizar a ovulação das ovelhas de forma natural, utiliza-se o efeito macho. O efeito macho é o nome dado à técnica de inclusão do carneiro em um rebanho de fêmeas ovinas após um período de ausência de macho no rebanho de fêmeas, induzindo e/ou sincronizando a ovulação.
Quando a ovelha está no cio o carneiro apresenta o reflexo de Flehmen, retraindo o lábio inferior, levantando o superior e cheirando o ar, possibilitando a identificação de feromônios produzidos pelas fêmeas durante o cio.
Alguns cuidados durante a gestação:
Para aumentarmos a rentabilidade da ovinocultura devemos desmamar cordeiros com pelo menos 16 kg de peso vivo (aos 60 dias), permanecendo por mais 60 a 90 dias confinados, possibilitando que o mesmo seja abatido com idade variando de 120 a 150 dias, desta maneira obtendo carne de excelente qualidade.
Os ovinos não possuem dentes incisivos no maxilar. A troca dos incisivos de leite pelos incisivos permanentes se dá da seguinte forma: Dentes de leite: mais ou menos até 1 ano; ... Muda dos extremos: 30 a 36 meses (8 dentes trocados – animal "boca cheia").