O termo holismo origina-se do grego “holos”, que significa todo. ... Segundo Pierre Weil, (1991), “a abordagem holística propõe uma visão não-fragmentada da realidade onde sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram e se reforçam”. A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto.
adjetivo Que considera o todo não somente como uma junção de suas partes; que busca entender os fenômenos por completo, inteiramente. [Medicina] Tratamento que tem em consideração a pessoa como um todo, não somente como um conjunto de seus sintomas; geralmente, tem métodos diferentes dos tradicionais.
Em suma, a terapia holística acredita que cada pessoa possua um sistema que é composto por elementos físicos, emocionais e espirituais. Assim, tem como objetivo tratar cada indivíduo dentro do seu contexto, focando tanto na causa da doença quanto em seus sintomas também.
A Terapia Holística é um conjunto de terapias que visam a promoção a saúde, a prevenção de doenças e agravos, alívio de sintomas e cura, através do cuidado integral do ser humano.
A terapia holística consiste em um conjunto de técnicas variadas que são usadas de maneira complementar aos métodos tradicionais da medicina ocidental. Essas técnicas trabalham sobre a totalidade do ser humano e suas multidimensões, com intuito de restaurar e manter o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito.
As terapias holísticas podem ser usadas para a resolução de diversas questões. Elas auxiliam nos tratamentos de forma completa, buscando equilibrar o campo físico, emocional e energético. Algumas questões que podem ser trabalhadas são: depressão, ansiedade, síndrome de burnout, estresse, insônia, entre outras.
Principais benefícios
A faixa salarial do Terapeuta Holístico fica entre R$ 1.
O mercado de trabalho para o terapeuta holístico frequentemente é autônomo, o terapeuta abre o seu consultório ou espaço de atendimento. Também pode trabalhar junto a spas, clínicas de estética, institutos, ou outras clínicas que oferecem serviços integrados ou complementares.
Psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de psicologia. Naterapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o consciente do paciente. Psicanalista é o terapeuta que fez curso depsicanálise. ... Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o inconsciente do paciente.
O correto é Terapias Integrativas e Complementares, pois elas realmente complementam terapias convencionais. Isto é, aquele tratamento receitado pelo clínico geral, neurologista, psicólogo e outros médicos especialistas no consultório.
Em resumo, qualquer profissional, formado ou não, que busca ajudar por meio de métodos e técnicas outras pessoas, as quais estão passando por dificuldades ou sofrimento psíquico, pode se intitular psicoterapeuta.
O psiquiatra é um médico e costuma ter o foco no tratamento medicamentoso. O Psicoterapeuta é o profissional que aplica técnicas de tratamento que envolvem as questões emocionais e/ou comportamentais. O psicanalista, ou psicanálise também atua em psicoterapia.
Terapeutas ocupacionais, Fonoaudiólogos, Professores, Educadores físicos, são exemplos de profissionais que atuam em equipes multidisciplinares ligadas ao TEA que podem se beneficiar de um treinamento ABA e se tornar um aplicador da terapia.
O ABA pode ser realizado de forma mais clássica, através da técnica de Tentativas Discretas (geralmente na mesinha) ou de forma mais naturalista, como é o Modelo Denver de Intervenção Precoce (link acima) que é indicado para crianças menores, de até 5 anos.
A partir de que idade pode ser aplicado? Por ser parte de uma intervenção precoce, o método Denver geralmente é usado por especialistas em crianças na faixa dos dois a três anos de idade. O modelo vem trazer alguns princípios fundamentais no trabalho com pequenos que vivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro).
A ABA é uma das terapias mais usadas para ajudar a pessoa com autismo a driblar a dificuldade de se comunicar e a reduzir comportamentos indesejáveis. O método é baseado em ação e recompensa: a criança faz e ganha um mimo, que pode ser um brinquedo, o desenho na TV ou outro item que lhe interesse.
A análise do comportamento aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês) é uma abordagem da psicologia que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo.
A terapia ABA quebra habilidades e comportamentos em pequenas etapas, recompensando o sucesso em cada uma. Por ter essa característica, é um tratamento de alto custo e esforço, podendo exigir até 40 horas por semana de dedicação do paciente.
O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.