Os mecanismos evolutivos. É comum pensarmos que as populações estão sempre em equilíbrio, que os genes dos organismos que compõem uma população possuem sempre as mesmas frequências. ... Os mecanismos evolutivos são, portanto, as forças que alteram a composição genética de um grupo de organismos.
Os mecanismos de evolução correspondem a violações das diferentes proposições de Hardy-Weinberg. São elas: mutação, acasalamentos não aleatórios, fluxo gênico, tamanho finito da população (deriva genética) e seleção natural.
Processo de evolução A evolução ocorre quando há uma mudança no material genético – a molécula química, o DNA – o que é herdada dos pais e, especialmente, nas proporções de diferentes genes em uma população.
Seleção artificial é o processo de cruzamentos conduzido pelo ser humano com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais e plantas. Estas características podem ser, por exemplo, um aumento da produção de carne, leite, lã, seda ou frutas.
Resposta: 1-Seleção direcional, disruptiva ou estabilizadora. 2-O uso em excesso de remédios faz com que as bactérias sofram alternações, ou seja, os antibióticos perdem o "poder" de ação sobre elas.
Resposta. Resposta: a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.