EQST

O Que Um Fibroma Ossificante?

O que é um fibroma ossificante?

o fibroma ossificante é um tumor fibro-ósseo benigno raro da região craniofacial, diagnosticado com uma combinação de exames clínico, radiológico e histopatológico. A lesão é assintomática, na maioria dos casos, até o crescimento produzir tumefação visível e deformidade moderada.

O que é um granuloma periapical?

O Granuloma Periapical é uma inflamação crônica ou agudamente inflamada no ápice de um dente desvitalizado formado por células, como: macrófagos, linfócitos e plasmócitos.

O que é uma displasia fibrosa?

Displasia fibrosa é descrita como uma desordem benigna de desenvolvimento ósseo, com semelhança a um tumor, de progressão lenta, caracterizada pela substituição de osso normal por uma proliferação excessiva de tecido conjuntivo fibroso celular, entremeado com trabéculas ósseas irregulares1,2.

Quais os tipos de displasia fibrosa?

A displasia fibrosa é classificada em dois tipos: monostótica, quando ocorre em um osso único ou ossos contíguos; poliostótica, quando em múltiplos ossos.

Quais são os tipos de displasia?

Tipos de displasia

  • Displasia cleidocraniana (que afeta as clavículas, ossos do crânio, ossos da face e dentes)
  • Displasia mamária.
  • Displasia de colo de útero.
  • Displasia coxofemoral (que afeta o fêmur)
  • Displasia ectodérmica (que afeta cabelos, unhas, dentes e pele)
  • Displasia de quadril.
  • Displasia fibrosa.
  • Displasia óssea.

Qual é o significado de displasia?

Displasia, no contexto da saúde, é um termo generalista utilizado para designar a ocorrência de anomalias relacionadas ao desenvolvimento de um órgão ou tecido, intimamente relacionadas alterações genéticas e agressão continuada.

O que significa displasia cervical grave?

Olá. A displasia cervical acentuada, ou neoplasia intra-epitelial cervical grau 3, ou NIC 3 ou lesão de alto grau é uma lesão provocada pelo HPV de alto risco. Não é um câncer mas pode ser uma lesão precursora de câncer.

Qual as chances de Nic 3 virar câncer?

- 1/3 das pacientes com Nic 3 irá ter regressão da doença . - aproximadamente 12% das mulheres com NIC 3 irão desenvolver câncer . Assim,mantenha seguimento de perto com seu médico, discuta procedimentos e tire suas dúvidas.

O que é displasia de alto grau?

Displasia de alto grau Se sofrer de displasia de alto grau há uma possibilidade real da existência de células cancerígenas não detetadas e apresenta um risco superior de desenvolver cancro. Nesta situação está genericamente recomendada a realização de uma cirurgia para a remoção do cólon e reto.

O que significa displasia ausente?

Na displasia, as células parecem anormais sob um microscópio, mas não são cancerígenas. Hiperplasia e displasia podem ou não se tornar câncer. A displasia é caracterizada por um crescimento anormal das células de um determinado tecido e pode ser indicativa de câncer em alguns casos.

Qual o sintoma da displasia?

A displasia mamária, também chamada de alteração funcional benigna da mama ou alteração fibrocística benigna da mama, caracteriza-se por alterações nos seios, como dor, inchaço, espessamento e nódulos que, geralmente, aumentam no período pré-menstrual devido à variação dos hormônios femininos.

Qual a diferença de neoplasia é displasia?

NEOPLASIA. No organismo, verificam-se formas de crescimento celular controladas e não controladas. A hiperplasia, a metaplasia e a displasia são exemplos de crescimento controlado, enquanto que as neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas e são denominadas, na prática, de "tumores".

O que é displasia no estômago?

Displasia de alto grau é uma alteração histopatológica importante, que a princípio, dependendo da lesão gástrica pode ser realizado por musosectomia, ou seja, ressecção por endoscopia . Em geral é tratável com medicação. Displasia Gástrica è meio vago.

O que significa metaplasia no estômago?

A metaplasia intestinal é uma condição em que as células do estômago estão em processo de diferenciação, ou seja, é o conjunto de pequenas lesões encontradas a partir da realização de endoscopia e biópsia e que são consideradas pré-cancerosas, que têm potencial para se tornar câncer de estômago.

O que é cascata do câncer gástrico?

Estes achados confirmam a teoria da cascata de Correa, que demonstra a progressão histológica da mucosa normal para o câncer gástrico. A cascata se inicia com a infecção pelo Helicobacter pylori perpetuando uma gastrite crônica, que evolui para gastrite atrófica –> metaplasia intestinal –> displasia –> câncer.

O que é displasia de baixo grau?

A grande maioria dos pólipos tem características de baixo risco, sendo hiperplásicos ou adenomas tubulares com displasia de baixo grau. Embora possa causar temor em médicos e pacientes, displasia de baixo grau é característica típica de pólipos com baixa chance de evoluir para neoplasia maligna.

Qual o tratamento para adenoma tubular com displasia de baixo grau?

Quanto a maneira que ele deve ser retirado: colonoscopia, com polipectomia, mucosectomia ou ressecção submucosa. Quem vai decidir isso é o endoscopista intervencionista de acordo com o tipo da lesão, tamanho da lesão, localização e tipo histológico. O adenoma tubular com atipias de baixo grau ainda não é um câncer.

O que é um adenoma na supra renal?

As glândulas adrenais (dois) estão localizadas na parte superior de cada rim. Adenomas Adrenal são tumores benignos (não cancerosos) da glândula adrenal. Eles se originam na camada mais externa do mesmo, chamada de "córtex adrenal." O córtex adrenal produz normalmente um hormônio pertencente à família dos esteróides.

O que é Microadenoma na hipófise?

O macroadenoma de hipófise é um tumor de evolução lenta e que apresenta importantes distúrbios visuais como baixa acuidade visual e alterações campimétricas. Estes sintomas levam os pacientes a procurarem, muitas vezes, os oftalmologistas.

O que é Microadenoma na Hipofise?

Os adenomas pituitários podem ser divididos em duas categorias com base em seu tamanho: Microadenomas. São tumores com menos que 1 cm de diâmetro, que raramente danificam os tecidos próximos à glândula pituitária. Entretanto podem provocar sintomas se liberarem em excesso um determinado hormônio na corrente sanguínea.

O que um tumor benigno na glândula hipófise pode acarretar?

Um tumor na hipófise pode levar a glândula a produzir quantidades maiores ou menores de hormônios. Qualquer uma das duas alternativas podem causar problemas sérios ao organismo. Tumores grandes, que medem cerca de um centímetro ou mais, são conhecidos como macroadenomas.