Torque ou Momento de Força não é a força, mas sim a efetividade de uma força em causar rotação sobre um eixo específico (efeito rotatório).
Torque é o efeito rotatório gerado por uma força (T = F.d), ou seja, não é uma força, mas o produto da força pela distância perpendicular do ponto de aplicação desta em relação ao eixo de movimento (braço de momento).
Torque pode ser tanto estático quanto dinâmico. Um toque estático é aquele que não produz uma aceleração angular. Alguém empurrando uma porta trancada está aplicando um torque estático sobre a porta, pois a porta não está rotacionando nas dobradiças, apesar da força aplicada.
Dica Os elementos dessa fórmula podem ser usados também para calcular o diâmetro primitivo da engrenagem dp = m · Z. Servem igualmente para calcular o número de dentes: Z = dp m . O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que, por sua vez, é igual a um módulo.
Verifique a potência necessária Uma vez que, para que uma máquina opere corretamente ela precisa receber a quantidade adequada de potência, o primeiro passo a ser dado é identificar essa demanda. Assim que isso é feito, basta que o time de compras da indústria adquira um motoredutor que gere a potência requerida.
A escolha do tipo de motor para barco depende de algumas variáveis, como o tamanho e o objetivo da embarcação. Assim, por exemplo, se o barco for destinado para a navegação em ambientes lacustres (rios e lagos) e apresentar um porte pequeno (até 10 metros), o motor elétrico é o modelo mais indicado.
O Motor Elétrico Minn Kota Endura C2 é barato e fornece uma configuração eficiente de energia para uso prolongado. Uma vez que é 55 lb de impulso, você pode achar que é uma boa escolha se você precisa de um caiaque que vai em velocidades relaxantes.
Conheça as 5 melhores marcas de motor de popa para barcos de pesca e 2 marcas que são destaque de vendas no Brasil
O centro-rabeta permite melhor desempenho, pois divide melhor o peso, mantendo o equilíbrio da embarcação. Ele pode ser a diesel, é mais caro e mais pesado, e precisa de uma potência maior para se igualar ao motor de popa.
Estas são as duas opções mais comuns de motores de barco. Como o nome diz, os motores de popa ficam na parte traseira das embarcações. Os motores de centro-rabeta, por sua vez, são acoplados ao casco, ocupando muito menos espaço. ... Motores de centro-rabeta são mais potentes, portanto são recomendados para barcos maiores.
As marcas Mercury, Yamaha e Evinrude são as mais conhecidas e, de acordo com Alexandre, esses são os melhores motores importados existentes hoje no mercado nacional: “Elas tem boa rede e facilidade de assistência técnica, garantia e fácil manutenção de peças”, ressalta.
Se sua embarcação for maior que 5,5 metros, recomendamos utilizar a rabeta 2,20 metros, pois embarcações mais compridas geralmente são mais pesadas e requerem mais esforço do motor e da rabeta. Já se seu barco for menor que 5 metros, as rabetas de 1,70 metros são indicadas, padrão estabelecido pela Meghi.