Um churrasco, seja ele no fim de semana ou no feriado, seja com os familiares ou os amigos, é sempre uma boa escolha quando se trata de comer bem e com praticidade: basta escolher a carne certa, temperar e assá-la. Porém, uma das maiores dificuldades na hora de iniciar o churrasco é manter o fogo aceso e o calor para deixar a carne no ponto ideal. Pode parecer difícil para churrasqueiros de primeira viagem mas, com as dicas que separamos, entender como acender churrasqueira com segurança, eficiência e facilidade nunca mais será um problema.
Para quem está iniciando na arte de fazer churrasco, o primeiro desafio não é nem a preparação da carne, mas entender como acender a churrasqueira! É comum passar alguns “perrengues” durante o processo.
Também é fundamental garantir uma brasa constante, isso significa alimentar a churrasqueira constantemente com carvão. Lembrando que as carnes não precisam de labaredas, mas de brasa quente.
O especialista Bruno Salomão ensina uma maneira simples, que usa óleo de cozinha e papel, e dispensa o uso de álcool, que, a depender do tipo, da quantidade e do manuseio, pode ser extremamente perigoso.
Outro produto que você pode obter para acelerar o processo de queima é o acendedor em álcool gel 80% INPM. A vantagem deste produto é a economia e eficiência. Basta poucas borrifadas na lenha ou carvão para garantir o fogo por horas. Este produto você encontra em nosso site. Basta clicar aqui ou na imagem, a seguir.
E como definir a quantidade de carvão? Bem, o tipo de churrasqueira e o corte da carne são alguns elementos a serem considerados. De forma geral, costelas bovinas demoram mais para assar do que carnes fatiadas, por exemplo.
No final do churrasco, não esqueça de deixar sua churrasqueira limpa para que na próxima festa, já esteja facilitado e não fique com resquício de sujeira na grelha da churrasqueira, por exemplo, podendo comprometer o sabor do alimento.
Após acender o papel, faça uma pirâmide de carvão em sua volta. A função dela é fazer uma espécie de tocha que manterá a chama viva tempo suficiente para que ele pegue no carvão.
A questão pode estar relacionada a algum problema com o exaustor, chaminé mal dimensionada ou saída/escapamento da fumaça muito estreita ou alta demais. Outro detalhe que precisa ser levado em consideração é a abertura frontal da churrasqueira, que precisa respeitar uma dimensão correta.
O acendedor automático é bastante prático: ele é um ferro que você coloca na churrasqueira entre o carvão, pluga na tomada. Ele esquenta e, em cerca de 5 minutos, a brasa se inicia.
O primeiro item que queremos te mostrar é esse acendedor ecológico que é de rápida combustão e acelera o processo de queima. É um produto natural, que reduz a fumaça e não produz cheiro. A caixa vem com 10 unidades. Veja, a seguir, o produto disponível em nossa loja física:
Derrame sobre o papel uma colher de sopa de óleo de cozinha. Acenda com o isqueiro e faça uma cabaninha com mais carvão sobre o fogo. "Não é para soterrar, apenas colocar pedaços por cima", afirma Bruno.
Se você desabilitar este cookie, nós não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que cada vez que você entrar no site, precisará habilitá-los ou desativá-los novamente.
Sim, em alguns casos, uma churrasqueira mal projetada pode dificultar o acendimento ou mesmo fazer a “queima” da lenha/carvão de forma muito rápida, aumentando o orçamento total.
Outro fator usado para avaliar a quantia de carvão necessário para um bom churrasco é a estação do ano. No inverno, você precisará de carvão extra, pois com as temperaturas mais baixas a churrasqueira demora mais para aquecer.
Se você tem receio de lidar com líquidos inflamáveis, que tal essa próxima opção disponível em nossa loja física? O acendedor de álcool gel sólido é seguro e vem em uma caixa com 8 unidades. Basta acender e pronto: o churrasco está garantido. Veja melhor o produto, a seguir:
A vantagem dessa técnica é que o fogo dura mais, mantendo a brasa acesa por mais tempo. No entanto, ela libera uma fumaça tóxica, além de dispersar cinzas pelo ambiente (daí o nome vulcão).
Saber como acender churrasqueira rápido é essencial para a qualidade da sua festa. Evitar a fumaça e não usar produtos tóxicos, principalmente, te garantem um churrasco saudável e seguro. Existem diversas maneiras de formar a brasa inicial, como acender a churrasqueira com óleo, com acendedores automáticos e em bastão, entre outros. Dê preferência, dentro das regras de segurança, para a que estiver ao seu alcance.
Álcool puro Despeje uma quantidade boa de álcool pelo carvão. Você pode usar álcool em gel ou líquido. Aguarde alguns minutos para que o álcool seja absorvido pelo carvão. Em seguida, com muito cuidado e de longe, acenda um palito de fósforo ou ateie fogo em um pedaço de papel e jogue no carvão.
Álcool puro Apenas o comum, 46%, em líquido ou gel. Ambos funcionam. Com essa técnica, o primeiro passo é espalhar o carvão por todo o fundo da churrasqueira. Em seguida, despeje o álcool pelo carvão.
Faça uma cavidade na pilha de carvão e ajeite o papel. Encha com óleo de cozinha usado (pode ser novo, mas é desperdício) e acenda. O fogo vai pegar no óleo e escorrer para dentro do carvão, fazendo um fogo fácil, limpo e garantido.
Para colocar essa técnica em prática, você precisa encharcar um pedaço de papel higiênico com óleo de cozinha (de soja, milho, canola, entre outros). Depois, é só colocar um pouco de carvão em cima e acender um fósforo. Quando o papel pegar fogo, jogue-o imediatamente no meio da churrasqueira.
Uma das dicas é jogar um pouco de sal grosso por cima do carvão. Se você não quiser gastar o sal grosso, você também pode usar álcool em gel. Esses dois métodos ajudam a diminuir a emissão de fumaça. Há também a dica do óleo de cozinha: faça uma tacinha com papel higiênico e coloque por cima do carvão.
As melhores formas de acender a churrasqueira são: jogando o fósforo aceso cuidadosamente por cima do carvão ou acendendo a ponta de um pedaço de papel higiênico ou jornal e encostando-a levemente no carvão. Assim que pegar fogo, solte.
70%
Álcool sólido
Sua mão controla a temperatura Coloque a mão no fogo. Só um pouco, calma. Não vá enfiando a mão dentro das chamas, é só pra deixá-la na altura da grelha, a uns 15 cm das brasas. Comece a contar os segundos até quando ficar muito quente e você precise tirar a mão.
A quantidade de carvão Geralmente, são necessários 2 sacos de 3 quilogramas de carvão a cada dez pessoas. Alguns tipos de carne, como a costela bovina demoram mais tempo para cozinhar gastando mais.
Calcule sempre de 1 a 1,5 kg de carvão por kg de carne, pois carvão não pode faltar e churrascos que duram muito consomem muito carvão. Portanto, para 10 kg de carne, calcule de 12 a 15 kg de carvão. Para um bom churrasco, calcule aproximadamente 450 g por pessoa se for para homens e mulheres.
O seu churrasco pode se beneficiar muito com a prática de jogar água e o controle das labaredas. Mas a quantidade do líquido não deve passar de um terço do copo por vez. Quando for jogar a água, afaste um pouco a carne para evitar que a fumaça pegue na proteína.
Não é preciso lavar a churrasqueira, apenas recolha todas as cinzas e limpe com uma escovinha seca para tirar todos os restos de carne.
É interessante que você pré-aquecer bastante a grelha elétrica antes de iniciar seu uso. Alguns modelos possuem um termostato o que facilita esse processo. Ligue a grelha elétrica na temperatura máxima até ela estar bem quente e passe para uma temperatura média antes de colocar os alimentos para assar.
Outra dica: só utilize água em sua churrasqueira elétrica, cuja quantidade pode variar entre 500 ml a 1 litro.
Como usar uma churrasqueira elétrica Cadence?
O mecanismo de resistência (que fica abaixo da grelha) trabalha para garantir a suculência da carne: a água que apara a gordura (e evita a fumaça) evapora com ao calor e volta para a carne. Ou seja: carne no ponto mas sem a bagunça do carvão - nem a fumaça!
O segredo para manter a carne com o sabor caseiro e tostado é usar a temperatura máxima do equipamento, assim o churrasco não corre o risco de cozinhar. Outra dica para melhorar o sabor é tentar simular a queima da gordura que cai no carvão, colocando água na bandeja inferior da churrasqueira.
Utilize a esponja com detergente e água morna para limpar o que restou. Se a sujeira ainda persiste você pode experimentar misturas caseiras para limpar churrasqueira elétrica. Uma delas é preparar meio litro de água, com 1 limão espremido, vinagre e sal.