É ordenado lance livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; ...
O tiro livre indireto é uma infração contra o jogador que tenta burlar a regra impedindo o desenvolvimento do jogo. Na cobrança de tiro livre direto ou indireto a bola deverá estar imóvel sobre o piso e a sua movimentação poderá ser feita para qualquer parte da quadra.
4 - Tiro livre sem barreira será à distância de 12 metros do ponto central da meta. 5 - A zona de substituição é sempre pela linha lateral e perpendicular à mesma no centro do campo de jogo. 1 - A bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro material aprovado.
No tiro livre indireto (dois toques) o árbitro (regra 05), indicará (sinal) levantando qualquer um dos braços ao alto, onde deverá mantê-lo nesta posição até que o tiro seja cobrado e abaixando quando outro jogador toque a bola ou que a mesma saia de jogo (regra 09 – bola em jogo ou fora de jogo).
O tiro penal é cobrado em sua marca própria, dentro da grande área. Exceto o jogador que cobrar o pênalti e o goleiro, todos os demais devem ficar fora da grande área -a uma distância de pelo menos 9,15 m da marca. O goleiro deve ficar sobre sua linha de fundo, sob o gol, sem se mover até que a bola se mova.
Penalidade Máxima: É um tiro direto que deve ser cobrado da marca penal, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, ficam atrás da linha da bola.
Distância da barreira Em uma cobrança de falta os jogadores do time adversário do que está cobrando devem ficar a pelo menos 9,15m da bola. Cabe ao árbitro cuidar para que a distância mínima seja respeitada. Para isso inventaram o famoso spray que o árbitro utiliza para marcar, no campo, a distância da “barreira”.
Normalmente existem dois tipos de cobranças de faltas: o lançamento para a área, onde o cobrador lança a bola na área para que outro jogador cabeceie ou chute para fazer o gol; e a cobrança direta, onde o atleta chuta a bola para fazer o gol diretamente, seja por cima da barreira ou no canto onde o goleiro está ...
Já quando há uma falta em dois lances (um “pé alto”, por exemplo) na pequena área, a bola deve ser colocada sobre a linha dela e a barreira na linha do gol. Para o ex-árbitro e hoje comentarista José Roberto Wright, há ainda uma terceira função: “Dentro da pequena área, o goleiro não pode ser tocado no ar”.
No futsal existe o limite de 05 faltas acumulativas para cada período de jogo, ou seja, no primeiro tempo uma equipe tem o limite de 05 faltas acumulativas. No segundo tempo esse número é zerado e terá o mesmo limite de 05 faltas, lembrando que se caso a partida for para uma prorrogação não será mais zerado as faltas.