EQST

O Que Teorias E Prticas Do Currculo?

O que é teorias e práticas do currículo?

É através da teoria que teremos a compreensão do objeto e intenções de um determinado grupo social. ... Temos como teorias do currículo: Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização.

Por que o currículo está fortemente relacionado às relações de poder?

O currículo é o núcleo do processo pedagógico. ... O currículo transmite a ideologia dominante”. De acordo com Foucault as relações de poder se alastram por toda a estrutura social, nada está isento de poder dessa forma não é possível escapar dessas relações, mas é possível resistir ao seu exercício.

Porque o currículo é considerado um elemento de poder?

No currículo é instaurado um conhecimento de caráter científico, objetivo e indiscutível, portanto legítimo, como se espelhasse a realidade e não uma visão de realidade. Ele é resultado das disputas pelo poder, apresentando modos de pensar e de produzir o mundo, construindo hegemonias.

Quais as relações que se estabelecem entre currículo e avaliação?

O estudo percorre o currículo - a “espinha dorsal” da escola - com suas implicações e relações de poder, refletindo a favor de quem ou a quais interesses ele serve, pois nunca é neutro. ... A relação entre o currículo e avaliação se dá pelo fato de que, nas práticas avaliativas, estão expressas as concepções curriculares.

Como entender o currículo como construção Histórico-cultural?

O currículo, nessa pers- pectiva, passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar, apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos. A ideologia, cultura e poder, de acordo com essa nova visão, passa a fazer parte da construção do currículo.

O que é a integração curricular?

Finalmente, a integração curricular consiste na tentativa de alinhamento entre os currículos institucionais e na clara articulação dos objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento comuns às instituições parceiras.

O que significa justiça curricular?

A ótica da justiça curricular propõe superar o conceito de justiça distributiva em que todos têm acesso à escola e seguir em direção a um conceito de justiça efetivado na seleção e organização do conhecimento no currículo.

O que significa DCRB?

“O que chamávamos de Currículo Bahia, agora não mais tem essa terminologia, neste momento ele é o DCRB – Documento Curricular Referencial para a Bahia e esse desafio de entendermos essa nova sigla é fundamental para o nosso trabalho”, destaca.

O que é documento curricular referencial da Bahia?

#BNCC O documento Curricular Referencial da Bahia, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), tem como objetivo assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território estadual.

O que é o currículo Bahia?

As Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos é o documento de referência da Secretaria da Educação para subsidiar as unidades escolares de Ensino Fundamental da rede estadual da Bahia, na estruturação de seus currículos. ...

Quais os elementos identitários para a Política Curricular do Estado da Bahia?

  • Os elementos identitários para a política curricular do Estado deve ser construído conforme a identidade do local, que permite apresentar a sua singularidade.
  • Os elementos identitários da política curricular estão relacionados a diferenciação que aquele Estado apresenta comparado aos outros.