adjetivo Que não tem ocupação; que não faz nada. Que realiza alguma função com preguiça. Em que existe ócio: existência ociosa; dia ocioso. Que não serve para nada; inútil, improfícuo.
A produtividade em horas pode ser calculada por meio da seguinte fórmula: índice de produtividade = número de tarefas realizadas / horas trabalhadas no período. Claro que é preciso levar em consideração o tipo de serviço prestado, que pode ser atendimento ao cliente, por exemplo, além da qualidade.
Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo). Dessa forma: 100 x 8 = 800 => o tempo produtivo.
Então, basta usar o valor da sua remuneração mensal e dividi-la por 220 para saber qual é o valor da sua hora de trabalho.
Calculando a capacidade instalada
De forma geral é possível definir a capacidade instalada como o nível de atividade produtiva dentro de uma indústria (ou outro local), sempre em relação ao potencial máximo de produção daquela fábrica.
Por exemplo, se uma empresa tem em sua linha produtiva 10 funcionários que trabalham 8 horas por dia e realizam 15 montagens por hora e por empregado, a capacidade produtiva desse setor será de 1200 montagens por dia (10 funcionários/dia x 8 horas por dia x 15 montagens por hora e por funcionários).