O estacionamento paralelo é um método de estacionar um veículo paralelo à estrada, em linha com outros veículos estacionados.
Parte 2 de 2: Saindo da vaga
Estacionamento perpendicular O ideal é direcionar a frente do seu carro para o lado oposto à vaga de estacionamento. Ao fazê-lo, ficará com a traseira apontada para o espaço.
ESTACIONAMENTO OBLÍQUO. CONDUTORA QUE REALIZA MANOBRA EM MARCHA RÉ E ABALROA LATERAL DIREITA DE VEÍCULO QUE, EXECUTANDO ANTECEDENTEMENTE MESMO MOVIMENTO, SE ENCONTRAVA NA PISTA DE ROLAMENTO DA VIA PÚBLICA INICIANDO PROCEDIMENTO DE ARRANCADA.
Saiba quais são os novos modelos de estacionamento
Como estacionar um carro corretamente: 7 dicas para perder o medo
Para sair de uma vaga apertada entre 2 veículos
Confira abaixo o passo a passo para uma baliza perfeita:
Estacionar na rua
Passo a passo para uma baliza correta Para facilitar, mantenha seu retrovisor um pouco a frente do dele; Vire o volante todo para o lado da vaga; Engate a ré e comece a movimentar o veículo; Deixe o carro se movimentar até que o seu farol dianteiro esteja alinhado ao para-choque traseiro do carro da frente.
você liga o carro, puxa o freio de mão, que atua nas rodas traseiras, com firmeza para imobilizá-las de fato, engrene a primeira marcha e, mantendo o freio de mão puxado, vire completamente o volante para a esquerda ou para a direita, dependendo da situação, e pisa no acelerador que as rodas vão deslizar mais e ...
Para sair de vagas apertadas, comece puxando o carro para onde tiver mais espaço. Vire totalmente a direção e coloque o carro em movimento apenas soltando e pisando novamente no freio de forma rápida e sucessiva. Para virar a direção, use o macete: Carro andando de ré, volante virado para o lado da calçada.
Puxe o carro um pouco para frente para ajustá-lo dentro dos cones. Observe que o carro está na distância correta do meio-fio (entre 15 e 30 centímetros). Para finalizar a manobra, coloque no ponto morto, desligue o carro e puxe o freio de mão.
Embique seu carro do lado contrário à vaga, bem pouco à frente, fazendo com que a traseira dele fique em direção a vaga. Em seguida, entre de ré e vai esterçando o carro conforme o espaço da vaga. Essa sugestão de como manobrar carros vai facilitar, por exemplo, na hora de você sair, pois o veículo estará de frente.
Passo a Passo Para Fazer Baliza sem Errar
Se você está procurando uma vaga para fazer a sua manobra (baliza), coloque segunda marcha e vá bem devagar, aproximadamente 20 km/h. Assim que avistar a vaga, você deve reduzir para primeira marcha e ir o mais devagar que puder, no máximo 10 km/h, e analisar visualmente se o seu carro cabe no espaço disponível.
sinalizar: 1) primeiro pisca: a saída para início da prova, antes de movimentar o veículo (pisca para a esquerda); 2) segundo pisca: sinalizar a intenção de fazer o estacionamento paralelo na área balizada, antes de iniciar a passagem pelo 1º par de balizas.
Num carro com direção hidráulica, faz-se uma volta e meia no volante e, no sem direção hidráulica, duas voltas. Olhe para o retrovisor, quando você conseguir enxergar a metade do carro de trás no espelho é hora de começar a inverter o volante.
O problema desse critério nos parece residir na largura, pois num carro estreito de 1,50m de largura, a largura da baliza deve ser de 0,60m, que por si só já é uma infração de trânsito por estacionar a mais que 0,50m do meio-fio.
Fique atento virando o carro suavemente. Quando o farol direito do seu veículo estiver paralelo com a traseira do carro da frente, pise no freio — momento que deverá enxergar pelo retrovisor o farol direito do carro de trás (truque do retrovisor). Esse passo é determinante para o sucesso do exame.
Para realizar o controle da embreagem, é necessário manter o carro em meia embreagem e utilizar ao mesmo tempo o acelerador, como explicamos anteriormente. A meia embreagem é uma técnica, enquanto o controle de embreagem na subida ou descida é uma manobra.
Com o carro já imobilizado e estacionado no local indicado pela examinador, finalize o exame com os seguintes procedimentos:
Fazendo a baliza perfeita Ao avistar a vaga entre dois carros, pare-o paralelamente com da frente, de modo que os retrovisores fiquem alinhados. A distância entre os veículos deve ser de, mais ou menos, um braço. Feito isso, engate a marcha ré e vire todo o volante para o lado que pretende estacionar.
Como fazer a baliza perfeita: o método matematicamente comprovado
Baliza: como estacionar o carro corretamente?
Coloque o pé no freio ao mesmo tempo em que pisa na embreagem até o final. Puxe o freio de mão e ponha o carro em ponto morto e depois de feito isso tire o pé da embreagem. Depois pise novamente na embreagem e engate a 1ª marcha e depois pise no acelerador.
A Rampa deve ser executada da seguinte maneira: pare em cima dela com o carro (freie mas não esqueça de pisar fundo na embreagem para o carro não morrer) e segurando o pé ainda no freio solte LEVEMENTE, muito DEVAGAR o pé da embreagem até que você sinta o carro tracionar, ou seja, dar uma tremidinha de leve (você pode ...